Famoso por nus femininos, pintor Modigliani ganha mostra em SP; veja fotos

A mostra "Modigliani: Imagens de uma Vida", que acaba de ser inaugurada no Masp (centro de São Paulo), reúne uma série de obras do artista italiano Amedeo Modigliani (1884-1920), um dos prodígios da história da arte, morto precocemente aos 35 anos.


Na exposição, que tem curadoria de Olívio Guedes e do professor Christian Parisot, o público pode conferir um recorte inédito da sua produção.

São 37 obras originais, entre pinturas, desenhos e esculturas, além de 22 telas de amigos --como uma gravura de Pablo Picasso. Compõem também a seleção manuscritos, diários, cartas e fotografias.

Pertencente ao grupo de artistas da Escola de Paris, composta por aqueles que se estabeleceram na capital francesa nos anos que precederam e sucederam a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o pintor ficou conhecido por seus retratos e pelos nus femininos.

Figuras longilíneas, com traços de sensualidade e de melancolia, aparecem com frequência na sua produção.

Um dos destaques da mostra é o óleo "Jovem Mulher de Olhos Azuis", de 1917. Segundo Olívio Guedes, essa obra representa a consolidação de uma identidade própria do artista, na qual o seu traço e a sua pincelada entram em harmonia com sua expressão.

Outra atração é a tela "Céline Howard", que compõe a série de nus feitas pelo artista.

Informe-se sobre o evento

Crédito: Divulgação "Moça de Olhos Azuis" (foto) é uma das obras de Modligliani, em exposição no Masp

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais