Saiba mais sobre 15 ótimas exposições em cartaz na capital

A Bienal de Artes no Ibirapuera, a retrospectiva de Lygia Clark e exposição da renomada artista brasileira Adriana Varejão estão entre as grandes mostras em cartaz na capital paulista.

Veja abaixo uma lista com 15 sugestões do "Guia" e programe uma visita aos museus e galerias da cidade:

Crédito: Miguel Rio Branco/Divulgação Miguel Rio Branco discute o feminino por meio de fotografias, pinturas e instalações


30ª Bienal de São Paulo - A Iminência das Poéticas
Chamada de "A Iminência das Poéticas", a trigésima edição reúne no pavilhão do parque Ibirapuera esculturas, instalações, objetos, vídeos e pinturas, entre outros trabalhos, de 111 artistas, alguns pouco conhecidos no mercado de arte.
Informe-se sobre o evento

Adriana Varejão - Histórias às Margens
Um dos nomes mais cobiçados da arte brasileira no cenário internacional, Adriana Varejão encabeça a lista de boas mostras na programação paralela 30ª Bienal de São Paulo, que tem início no dia 7/9. São 42 trabalhos de Varejão, que trazem um recorte importante da produção da artista, além de pinturas produzidas especialmente para a exposição.
Informe-se sobre o evento

Arte no Brasil
Parte do acervo da Pinacoteca volta a ser exibido na exposição "Arte no Brasil", que soma mais de 500 obras. Com um recorte que vai dos tempos coloniais até os anos 1930. A mostra ainda confronta artistas remotos como Debret (1768-1848) e Almeida Júnior(1850-1899) a nomes atuais como Fernando Lemos e Nelson Leirner.
Informe-se sobre o evento

Crédito: Maria do Carmo/Folhapress Obra de Arthur Bispo do Rosário (foto) em exposição na 30ª Bienal de São Paulo

Abraham Palatnik
O pioneiro da arte cinética apresenta individual com destaques de distintos momentos de sua produção, além de algumas obras inéditas realizadas neste ano.
Informe-se sobre o evento

Deformações Dinâmicas
Estudos de composições e o conhecido poema "Céu Sol Mar" poderão ser vistos na mostra de Willys de Castro (1926-1988). Até 5/1/2013, o público poderá conferir a trajetória do artista mineiro, que foi um dos representantes brasileiros dos movimentos concreto e neoconcreto.
Informe-se sobre o evento


The Elvis Experience
A exposição traz cerca de 500 itens pessoais do cantor Elvis Presley, incluindo fotos, documentos, roupas e outros pertences. Um dos destaques é o carro MG vermelho do filme "Feitiço Havaiano" (1961).
Informe-se sobre o evento

Esplendores do Vaticano - uma Jornada Através da Fé e da Arte
Onze galerias abrigam marcos do legado da Igreja Católica no mundo da arte. Merece destaque a projeção de obras da Capela Sistina no teto da Oca. É possível percorrer os afrescos de Michelangelo (1475-1564) e conhecer detalhes da arquitetura do Vaticano.
Informe-se sobre o evento


Eu Fui o que Tu És e Tu Serás o que Eu Sou
A coletiva reúne pinturas, instalações, fotografias e videoperformances que discutem as relações entre o homem e a morte. Trabalhos de Marina Abramovic, Charly Nijensohn e Odires Mlászho integram a mostra. Merece destaque a obra "Visitation", de Bill Viola.
Informe-se sobre o evento

La Mécanique des Femmes 2 - Miguel Rio Branco
Em "La Méchanique des Femmes 2", Rio Branco discute a questão do feminino e da sensualidade por meio de obras em diferentes suportes, como fotografias, pinturas e instalações.
Informe-se sobre o evento

Lygia Clark: Uma Retrospectiva
Um dos maiores ícones do neoconcretismo, Lygia Clark (1920-1988), artista mineira radicada no Rio, é tema de retrospectiva no Itaú Cultural. Influente nome no cenário internacional de arte, ao lado de Hélio Oiticica e de Lygia Pape, Clark está representada em 145 de suas obras, como esculturas metálicas e quatro filmes de autores diversos.
Informe-se sobre o evento

Crédito: Divulgação Lygia Clark com a "Máscara Abismo" (foto), uma de suas propostas sensoriais

Luz Instantânea - Polaroides de Andrei Tarkóvski
O Masp recebe a exposição que integra a programação da 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. As 80 fotografias instantâneas de Andrei Tarkóvski (1932-1986) apresentam a vida do diretor de "Solaris" (1972) e de "Stalker" (1979) na Rússia e na Itália.
Informe-se sobre o evento

Ninguém Sabe Até Acontecer
A nova sede da galeria Emma Thomas recebe "Ninguém Sabe até Acontecer", série de desenhos e obras tridimensionais do artista paulistano Nazareno.
Informe-se sobre o evento

Obsessões da Forma - Esculturas da Coleção Masp
Esculturas do acervo da instituição estão novamente reunidas na segunda edição da mostra "Obsessões da Forma". São 50 obras de mestres da escultura do século 19 aos dias de hoje, entre eles Renoir, Degas, Brecheret, Felícia Leirner, Calder, Rodin e Ianelli, entre outros artistas, selecionados por Teixeira Coelho e Denis Molino.
Informe-se sobre o evento

O Tridimensional no Acervo do MAC: Uma Antologia
São 18 esculturas da coleção do museu, de artistas nacionais e internacionais, como Maria Martins e Cildo Meireles, que ocupam apenas o térreo da nova sede, no antigo prédio do Detran. Mesmo acanhada, a coletiva tem o objetivo de aproximar o público da crise que acomete as artes visuais, sobretudo a partir do final da Segunda Guerra Mundial.
Informe-se sobre o evento

Planos de Fuga - Uma Exposição em Obras
Depois da mostra "Impressionismo", é a vez da produção contemporânea ocupar o espaço. Obras de Cildo Meireles, Rivane Neuenschwander, Cristiano Rennó, Robert Kinmont, entre outros, integram a coletiva. A curadoria, assinada por Rodrigo Moura e Jochen Volz, propõe discutir as relações entre arte e lugar.
Informe-se sobre o evento

Crédito: Divulgação Cena do filme "Stalker", um dos mais conhecidos de Andrei Tarkóvski

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais