Exposição mostra movimentação e euforia em fotos da inauguração de Brasília

A movimentação e euforia durante a inauguração da nova capital federal, Brasília, em 1960, é retratada em imagens do fotógrafo Alberto Ferreira exibidas na exposição "Alberto Ferreira: A Construção de Brasília", inaugurada nesta terça (dia 8) na Galeria Lume (zona oeste de São Paulo).


Nos 12 registros em cartaz, selecionados pelo curador Paulo Kassab Jr., é possível notar o contraste entre políticos, exaltados com a novidade, e os construtores da cidade que, posteriormente, acabaram por ficar à margem do projeto habitacional, sendo obrigados a viver em periferias.

Acompanhando Juscelino Kubitschek em suas idas e vindas à nova capital, Ferreira presenciou o processo de construção da capital, o que resultou em um importante registro visual deste marco histórico para o país.

SOBRE O FOTÓGRAFO

O paraibano Alberto Ferreira, 81, trabalhou por mais de 20 anos no Jornal do Brasil, no qual ocupou o cargo de editor de fotografia de 1966 a 1988. Ele já foi premiado com o Prêmio Esso de Fotografia. Entre outros trabalhos, é dele a icônica fotografia em que Pelé aparece dando uma bicicleta em um jogo contra a Bélgica, no Maracanã, em 1965.

Galeria Lume - r. Joaquim Floriano, 711, 2º andar, Itaim Bibi, região oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3704-6268. Seg. a sex.: 10h às 20h. Alberto Ferreira: A Construção de Brasília Abertura 8/10, às 19h30. Até 14/11. Grátis.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais