Obras de Banksy e Miró se despedem da Caixa Cultural no domingo

Quatro exposições em cartaz na Caixa Cultura São Paulo (centro) chegam ao fim neste domingo (dia 20).

Ocupando todos os andares do antigo prédio do centro estão as mostras "Street Art - Um Panorama Urbano", "Werner Haberkorn e a Fotolabor", e "Gustavo Acosta".

Veja abaixo mais detalhes sobre as atrações.



"A Magia de Miró"
Esboços e estudos feitos pelo catalão Joan Miró são reunidos nesta exposição. São, ao todo, 69 peças nas quais o visitante é apresentado ao processo criativo do artista. A mostra é complementada por 23 fotografias em preto e branco tiradas pelo galerista espanhol Alfredo Melgar, que se tornou amigo de Miró. Destaque para a imagem que mostra o último contato de Melgar com o pintor, que morreria algum tempo depois.


"Sreet Art - Um Panorama Urbano"
A mostra reúne trabalhos de nomes conceituados da "street art" (arte urbana), como o britânico Banksy, o brasileiro Nunca e a dupla italiana StenLex. Com curadoria da portuguesa Leonor Viegas, a exposição representa diferentes estilos e técnicas, como a pintura, o estêncil, a colagem, o mosaico, instalações e até a escultura.


"Gustavo Acosta: Espaço do Silêncio"
O artista cubano ocupa o segundo andar da Caixa Cultural com 30 obras que dão ao público um panorama geral de seus mais 20 anos de carreira. Atualmente radicado em Miami (EUA), suas pinturas em grandes dimensões retratam paisagens urbanas. A mostra ainda conta com material audiovisual com o qual os visitantes terão acesso a parte do processo artístico do expositor por meio de pesquisa fotográfica e modelagem tridimensional.


Werner Haberkorn e a Fotolabor
Apresenta imagens e postais do fotógrafo alemão, fundador do Estúdio Fotolabor, que registrou intensamente a cidade de São Paulo. A exposição retrata os processos de verticalização e automobilização de São Paulo, nos anos 1940 e 1950, bem como a Fotolabor como modelo de negócio fotográfico pioneiro no período.

Caixa Cultural - pça. da Sé, 111, Sé, tel. 3321-4400. Ter. a dom.: 9h às 19h. Até 20/4. Livre. Grátis.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais