Oscar Niemeyer e Jards Macalé ganham mostras no Itaú Cultural

Gigantes da cultura brasileira, o músico Jards Macalé e o arquiteto Oscar Niemeyer têm a vida posta em retrospectiva em duas mostras gratuitas no Itaú Cultural, na Bela Vista, centro paulistano.

A mostra sobre o compositor carioca foi inaugurada neste sábado (31).

Já a exposição sobre o trabalho do arquiteto centenário será aberta ao público na quinta (5/6).

Veja mais detalhes abaixo:



Ocupação Jards Macalé
O cantor e compositor carioca Jards Macalé, 71, tem sua trajetória multifacetada contada na "Ocupação Jards Macalé", que será inaugurada no Itaú Cultural neste sábado (31).

A mostra, que tem concepção visual assinada pelo quadrinista e escritor Lourenço Mutarelli, é composta por cinco eixos temáticos: influências, política, amor, histórias em quadrinho (das quais Macalé é fã) e obra.

Ao passear pelos cerca de 300 itens como fotos, cartas e cartazes, o visitante é embalado por uma trilha que mescla a musicografia do próprio com obras de outros compositores que o influenciaram.


Oscar Niemeyer: Clássicos e Inéditos
A exposição "Oscar Niemeyer: Clássicos e Inéditos", que abre ao público na quinta (5/6), é uma espécie de passeio pelo pensamento do aclamado arquiteto. Divididos em três andares da instituição estão 70 projetos, sendo 51 inéditos, mais de 300 plantas, desenhos e croquis originais e sete maquetes.

Há ainda um andar inteiro dedicado a projetos de Niemeyer pensados para o Estado de São Paulo. Nele é possível ver, por exemplo, uma versão do Auditório Ibirapuera desenhado em 1989, bem diferente da que foi construída em 2002.


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais