Mostra reúne registros do ganhador do primeiro prêmio Esso de fotojornalismo

A Casa da Imagem (centro) inaugura neste sábado (31) uma mostra que resgata cerca de cem registros feitos pelo fotógrafo Sérgio Jorge, laureado com o primeiro prêmio Esso de fotojornalismo, em 1960.

A exposição, que fica em cartaz até 10/8, tem entrada gratuita.


Organizado pelo Museu da Cidade e com curadoria do pesquisador e crítico Rubens Fernandes Júnior, "Sérgio Jorge - Múltipla Trajetória" resgata imagens do arquivo de mais de 60 mil imagens de Jorge, considerado um dos mais atuantes fotojornalistas brasileiros.

Ganhador do primeiro Prêmio Esso de Fotojornalismo em 1960 por uma imagem que mostra um garoto resgatando seu cachorro da carrocinha, o fotógrafo acompanhou e registrou momentos icônicos da modernização do Brasil, como a Caravana de Integração Nacional e a construção e inauguração de Brasília.

Jorge também fotografou ensaios de moda, na qual um dos destaques é o estilista Clodovil Hernandes, e momentos memoráveis do esporte, como o milésimo gol de Pelé e as vitórias do pugilista Éder Jofre.

Ao longo de sua carreira, ele teve passagens por grandes jornais e revistas brasileiros dos anos 1960 e 1970.

A mostra busca discutir a trajetória profissional de Sérgio Jorge, evidenciando alguns aspectos da cultura brasileira e valorizando a fotografia como documento imprescindível para compreensão da história da cidade e do país.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais