Confira 12 exposições sobre futebol para entrar no clima da Copa

Na quinta (12), o país finalmente fica sabendo se vai ter Copa ou se não vai ter Copa, como defendem os motes que polarizaram a discussão sobre a realização do Mundial no Brasil durante os últimos meses.

Fato é que, a essa altura da véspera do campeonato, museus, espaços culturais e galerias de arte em São Paulo aproveitam o momento para abordar o futebol com a exibição de diferentes tipos de trabalhos.

Há mostras como "Pelé: a Construção de um Rei", com fotos inéditas do astro quando jovem; "As Donas da Bola", com imagens de freiras e índias jogando; fotografias de Facundo Zuviría retratando a paixão argentina pelo time Boca Juniors, e "Futebol na Arte", com pinturas criadas com traços da arte popular.

O Guia escalou 12 delas —como em uma seleção com onze jogadores e um técnico— para agradar tanto o torcedor de coração quanto o de nariz.

Veja abaixo mais informações sobre as exposições:


One Shot!
Traz fotos, vídeos e instalações de 22 artistas de países como África do Sul, Alemanha, Brasil e Camarões. Nomes como Paulo Bruscky e Leda Catunda assinam os trabalhos. A exposição no MuBE propõe a reflexão sobre a possibilidade de o futebol condensar metaforicamente questões do mundo contemporâneo.

Informe-se sobre a exposição



Boca Juniors: Fotografias de Facundo Zuviría
Com parte da reforma concluída, o museu Lasar Segall abre esta mostra de fotografias feitas pelo argentino Facundo Zuviría registrando a paixão pelo tradicional time Boca Juniors.

Informe-se sobre a exposição


Brasil um País um Mundo
Reúne acervo formado por peças históricas, como camisas utilizadas por jogadores, medalhas de Copas, troféus, bolas e chuteiras das décadas de 1920 e 1930. Os visitantes também têm acesso a recursos multimídia que reforçam a trajetória do Brasil no futebol desde a década de 1930.



As Donas da Bola
Reúne 121 imagens de 11 fotógrafas que mostram a figura feminina no futebol, de torcedoras a religiosas jogando bola.



Artefutebolarte
Aborda a fotografia dedicada ao futebol, com imagens do Arquivo Nacional, e propõe um paralelo com as artes plásticas, com vídeos do artista Lula Wanderley.



Futebol É Arte
Enio Squeff exibe pinturas sobre o esporte e realiza a produção de um mural que pode ser acompanhada em
youtube.com/eniosqueff.

Informe-se sobre a exposição


Mostra Futebol_BR
A DOC Galeria é o centro desta mostra que ocupa 11 locais da Vila Madalena com trabalhos de 50 fotógrafos sobre o futebol.

Informe-se sobre a exposição


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais