Mostras expõem artistas da 31ª Bienal ou focam ícones de bienais históricas

Indicamos nove mostras que dialogam com a Bienal por uma ou mais das seguintes razões: expõem artistas que integram esta 31ª edição, abordam temas contíguos aos do evento neste ano ou focam ícones de Bienais históricas.


HISTÓRICOS

O Arquivo Vivo de Sérvulo Esmeraldo
Cerca de 150 estudos, gravuras, desenhos, relevos e maquetes do cearense Sérvulo Esmeraldo estão no Instituto de Arte Contemporânea. Destaque às matrizes em metal que depois originaram obras geométricas.

Informe-se sobre o evento

Liuba
No Brasil desde a década de 1950, a escultora búlgara Liuba (1923 - 2005) recebe retrospectiva na galeria Marcelo Guarnieri com 40 obras em bronze dos anos 1960 e 70, dispostas como em seu ateliê.

Informe-se sobre o evento

Os Grandes da Bienal
A mostra na Galeria André agrega artistas que participaram de edições pretéritas da Bienal. São cerca de 40 itens de 23 nomes como Aldemir Martins e Brecheret, a partir de 17/9.

Informe-se sobre o evento


NESTA BIENAL

Johanna Calle - GAFROS
A colombiana Johanna Calle, que na Bienal exibe obras feitas de inscrições em registros forenses, reúne na galeria Marília Razuk cerca de 20 itens que exploram temas sociais.

Informe-se sobre o evento

Singularidades/Anotações
O evento no Itaú Cultural revê o Rumos Artes Visuais, iniciado em 1998, com um recorte de mais de 60 obras de 35 contemplados. Destaque para Thiago Martins de Melo, que está na 31ª Bienal.

Informe-se sobre o evento


TEMÁTICAS AFINS

Contra o Estado das Coisas
Com fotos, vídeos e projetos, a galeria Jaqueline Martins revê os grupos Equipe3 e Arte/Ação, marcos da arte conceitual brasileira nos anos 1970.

Informe-se sobre o evento

Analívia Cordeiro
Filha de Waldemar Cordeiro (1925-1973), a artista mostra no MuBE um conjunto de registros da festa do "kwarup", realizada por índios de tribos às margens do rio Xingu no Estado do Pará.

Informe-se sobre o evento

Ciclo
O Centro Cultural Banco do Brasil cita os cem anos do ready-made, item de uso cotidiano fora de sua função e exposto como arte –é exemplo o urinol invertido "Fonte", de Marcel Duchamp. Daniel Senise e 13 estrangeiros, como o chinês Song Dong e a portuguesa Joana Vasconcelos, atualizam aqueles conceitos.

Informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais