Confira 15 exposições grátis para visitar neste domingo em São Paulo

Exposições não estão em falta em São Paulo. Além das grandes mostras, há muitas outras opções, muitas delas grátis. Selecionamos 15 que se destacam e não cobram nada para serem vistas.

Há uma retrospectiva do trabalho de Laerte, releituras de Picasso, mostras sobre miscigenação racial no Brasil, exposição de obras com pérolas e muito mais. Confira:


Analívia Cordeiro - Manuara
A artista Analívia Cordeiro, filha do célebre Waldemar Cordeiro (1925-1973), apresenta um conjunto de fotografias que registram a festa do "kwarup", realizada regularmente por índios de várias tribos do chamado Alto Xingu, que compreende territórios às margens do rio Xingu no Estado do Pará. A mostra transcende o suporte fotográfico e apresenta também um vídeo e algumas esculturas ligadas à cultura daqueles povos.
Informe-se sobre o evento

Antonio Spinosa - Forma, Luz e Movimento
Uma série com mais de 15 esculturas uma série de esculturas produzidas em aço carbono pelo artista plástico Antonio Spinosa compõe a mostra.
Informe-se sobre o evento

Antonio Peticov - As Mesas de Picasso
Desenhista, gravador, escultor e pintor, o paulista Antonio Peticov apresenta conjunto inédito composto de 17 telas em tinta acrílica com releituras das mesas retratadas por Pablo Picasso (1881-1973) em suas pinturas. O artista foca elementos comuns desses mobiliários nas telas do mestre espanhol, não raro empregadas como cenário para o desenrolar das ações.
Informe-se sobre o evento


Ciclo
Cita os cem anos do ready-made, termo criado por Marcel Duchamp (1887-1968) para designar artigos de uso cotidiano fora de suas funções e expostos como arte -é exemplo o urinol invertido "Fonte". Daniel Senise e 13 estrangeiros, como o chinês Song Dong e a portuguesa Joana Vasconcelos, atualizam aquele conceito.
Informe-se sobre o evento

Clóvis Graciano - Arte de Cavalete
Clóvis Graciano (1907-1988) é tido como uma das maiores referências nacionais da chamada arte mural. Para revê-lo, a mostra agrega 30 obras do artista, entre desenhos, pinturas em óleo sobre tela e gravuras, além de trabalhos em bico de pena e ilustrações produzidas para o mercado editorial.
Informe-se sobre o evento

Esboços
Conhecido como poeta e escritor, Guilherme de Almeida (1890-1969) tem explorado neste conjunto seu vínculo com as artes plásticas. "Esboços" reúne desenhos, caricaturas e perfis de Almeida, que criou a capa da revista modernista Klaxon e o brasão da cidade de São Paulo.
Informe-se sobre o evento

Etnias: do Primeiro e Sempre Brasil
O projeto de arte pública recebe a curadoria de Maria Bonomi. A grandiosa obra retrata a epopeia do encontro com os índios no Brasil, a partir da percepção dos mesmos, ultrapassa 50 m de comprimento e tem cerca de 2,2 m de altura.
Informe-se sobre o evento

Histórias Mestiças
Os curadores Adriano Pedrosa e Lilia Schwarcz pesquisaram por dois anos as manifestações, na produção artística, da miscigenação na qual se embasa a formação do povo brasileiro, manifesta no termo "mestiçagem". Dividida em seis núcleos, a mostra reúne cerca de 400 obras em espectro amplo de suportes, como telas, esculturas, instalações, mapas e artefatos indígenas e africanos. Além dos trabalhos já existentes, de nomes como Benedito Calixto e Heitor dos Prazeres, a seleção destaca obras encomendadas para artistas como Adriana Varejão e Luiz Zerbini.
Informe-se sobre o evento


Ivan Grilo - Quando Cai o Céu
O artista paulista apresenta 13 séries de trabalhos sob curadoria de Bernardo Mosqueira. As fotografias e instalações dialogam com a Missão de Pesquisas Folclóricas, uma pesquisa de 1938 do poeta Mário de Andrade à qual Grilo teve acesso no arquivo do Centro Cultural São Paulo.
Informe-se sobre o evento

Kimi Nii - Nas Nuvens
A artista plástica e designer japonesa Kimi Nii radicada no Brasil desde a infância é conceituada pela sua arte em cerâmica. Na mostra "Nas Nuvens", novos trabalhos e destaques da produção desde 1980 serão ladeados para demonstrar o rigor dos traços e a imprevisibilidade do acabamento que, juntos, caracterizam o trabalho da artista. Neste sábado (30), às 15h, a artista e o curador da mostra, Pieter Tjabbes, promovem visita guiada à exposição.
Informe-se sobre o evento

Made by... Feito por Brasileiros
A mostra inaugura o novo espaço expositivo da cidade, que ocupa o antigo Hospital Umberto Primo, também conhecido como Hospital Matarazzo, que durante duas décadas ficou inutilizado. O curador francês Marc Pottier pinçou obras de cerca de cem artistas que se destacam na cena contemporânea. Há estrangeiros, como a portuguesa Joana Vasconcelos e a fotógrafa norte-americana Francesca Woodman (1958-1981), e brasileiros, tal qual Tunga, Beatriz Milhazes e Nino Cais _neste time entra a obra "Baba Antropofágica", criada por Lygia Clark em 1973, que recebe os visitantes. A essa seleção somam-se projetos especiais curados por nomes como Simon Watson, Nadja Romain e a 3ª Bienal da Bahia.
Informe-se sobre o evento


Os Anos de Chumbo
Reúne imagens e textos de espetáculos de teatro e dança produzidos ou encenados no período da ditadura brasileira e, mais especificamente, sob a vigência do rigoroso Ato Institucional nº 5 (1968-1978). São fotos, cartazes e impressos de espetáculos que sofreram com os rigores da censura por explorar temas incômodos para o regime militar.
Informe-se sobre o evento

Nordeste Reinventado na Imagem Gravada
Com curadoria de Bené Fonteles, que doou sua coleção para o centro cultural, a exposição joga luz sobre artistas nordestinos do século 20 que produziram em madeira influenciados por motes como os costumes e as crendices locais e a literatura de cordel. São cerca de 200 obras de 27 gravuristas como Mestre Noza e Expedito da Silva.
Informe-se sobre o evento

Ocupação Laerte
Trata-se de uma vultosa retrospectiva do/da cartunista Laerte que adotou identidade de gênero feminina, com mais de 2.000 obras, entre tiras, desenhos, quadrinhos, ilustrações e curta-metragens. Com curadoria de Rafael Coutinho, seu filho, a mostra desdobra-se em um labirinto e resgata os investimentos militantes de Laerte em temas como as liberdades de sexo e gênero, motes recentes, e o sindicalismo dos anos 1970 e 80.
Informe-se sobre o evento

Pérolas
Organizada pela Qatar Museums, órgão federal do Catar que regula os museus do país, a exposição integra a programação do Ano da Cultura Qatar-Brasil 2014 e reúne mais de 200 peças, entre joias e obras de arte, que revelam a variedade de cores e formas das pérolas naturais e cultivadas.
Informe-se sobre o evento


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais