Dia da Mulher: confira 9 exposições em que elas são as protagonistas

Que tal aproveitar o Dia Internacional da Mulher para conferir exposições em que as artistas são protagonistas? Veja o que está (e vai entrar) em cartaz:


Jessica Lange - Fotógrafa
A mostra revela um lado menos conhecido da atriz estadunidense: o de fotógrafa. São 135 imagens registradas ao longo de 20 anos, organizadas em duas séries: "Coisas que eu Vejo" e "México". A última conta ainda com uma subdivisão: "Os Cinco Dias sem Nome, Chiapas", que reúne fotos feitas em 2012 nos vilarejos de Tenejapa e San Juan Chamula, no estado mexicano de Chiapas. Esta é a primeira vez que esta mostra fotográfica entra em cartaz na América Latina, tendo passado por países como Espanha, Portugal, Estados Unidos e Rússia.
Informe-se sobre a exposição


Martha Araújo
A primeira individual da artista alagoana faz uma retrospectiva de suas obras performáticas e interativas. Quem visitar a exposição vai conferir desde seus trabalhos experimentais com roupas, datados do início dos anos 1980, até obras recentes que colocam o corpo em performance -utilizando suportes como a fotografia para o registro.
Informe-se sobre a exposição


Mirian Inês da Silva
Com curadoria de Miguel Chaia, a exposição da artista goiana ocupa o segundo e o terceiro andares da galeria com cerca de 70 obras -entre pinturas e xilogravuras. De acordo com o curador, o trabalho da artista retrata o meio rural e a cidade, a cultura popular e a cultura de massa, as representações religiosas e míticas.
Informe-se sobre a exposição



Ocupação Hilda Hilst
A exposição faz uma homenagem à Hilda Hilst, uma das principais escritoras contemporâneas brasileiras. Quem visitar o espaço cultural poderá conferir originas de algumas de suas obras, como "Kadosh" (1973), "A Obscena Senhora D." (1982) e "O Caderno Rosa de Lori Lamby (1990). revisado e comentado pela escritora. Trechos de diários, desenhos, anotações pessoais, descrições de seus sonhos e depoimentos próprios registrados em vídeos e áudios também estão expostos na mostra, que fica em cartaz até 21 de abril - data do nascimento de Hilda.
Informe-se sobre a exposição


Ontem, de Katia Canton
A artista a escritora Katia Canton -vencedora do prêmio Jabuti de melhor livro infantil, em 1997- apresenta sua visão dos contos de fadas, mesclando-a a memórias de sua infância e projeções pessoais. A exposição traz duas sérias de desenhos, telas e objeto. A primeira, intitulada "Ontem", apresenta uma releitura de contos clássicos como Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel e Cinderela, em nanquim e aquarela sobre papel. A segunda, "Espelho Meu", é composta de desenhos feitos apenas com esmaltes de unha, pintados diretamente no papel e arrematados com pó facial.
Informe-se sobre a exposição



Sarah Morris - Galeria do Rock
A exposição, que ocupa a sala principal da galeria, apresenta 15 telas de médio e grande formato da artista londrina conhecida por suas obras geométricas e de cores vibrantes. Nove telas são inéditas e inspiradas na paisagem urbana de São Paulo. A exposição, primeira individual de Morris no Brasil, ocorre paralelamente a outra mostra da artista, intitulada "Rio", em cartaz na galeria Fortes Vilaça.
Informe-se sobre a exposição


Teresa Berlinck - Biblioteca Ilustrada, Sábado e Domingo
A primeira individual da artista plástica paulistana apresenta séries que falam sobre herança cultural, memórias e cotidiano. Na série "Biblioteca Ilustrada", por exemplo, objetos e ilustrações são reunidos em montagens nas quais o livro é o protagonista. Em "Sábado e Domingo", a artista apresenta oito pinturas sobre o cotidiano na cidade, mostrando cenas captadas do ponto de vista do pedestre.
Informe-se sobre a exposição


Vânia Mignone
Nona individual da artista na galeria, a exposição reúne séries de pinturas que trafegam pela iconografia utilizada em cartazes antigos de cinema e pelo movimento das estradas. Algumas das obras revelam paisagens do interior paulista, sob o ponto de vista do carro, como placas de rodovias e letreiros. Já a série de pinturas e colagens faz uma releitura da linguagem utilizada no cinema e no universo das histórias em quadrinhos.
Informe-se sobre a exposição



PREPARE-SE

Terra Comunal - Marina Abramovic + MAI
Maior nome da arte performática no mundo, a sérvia Marina Abramovic é o tema da megaexposição que ocorre no Sesc Pompeia. Até maio, o público confere uma retrospectiva de suas performances mais emblemáticas, além de objetos e instalações interativas. Entre os destaques estão as sessões do método Abramovic, em que os participantes são convidados a exercitar os limites de seus corpos e mentes. Artistas selecionados pelos curadores e pela artista executam performances autorais -a ação "Corpo Ruindo", em que Paula Garcia atira pedaços de ferro em paredes imantadas. Encontros com Marina também compõem o evento e ocorrem em dias pré-programados.
Informe-se sobre a exposição


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais