Pablo Picasso e outros modernistas espanhóis ganham exposição em SP

A partir desta quarta (25), São Paulo recebe mais uma das grandes mostras esperadas para 2015: "Picasso e a Modernidade Espanhola".

A retrospectiva no Centro Cultural Banco do Brasil joga luz ao trabalho de Pablo Picasso (1881-1973) e ressalta também outros modernistas espanhóis, como Benjamín Palencia, Rafael Barradas e Antonio López García.

Noventa obras vindas do museu Reina Sofía, em Madri, compõem a exposição —sendo metade delas de autoria do mestre cubista. A curadoria é de Eugenio Carmona, professor de história da arte na Universidade de Málaga.


Dividida em oito módulos, a exposição mostra como Picasso e os artistas espanhóis moldaram a arte no século 20. Do surgimento do cubismo ao surrealismo, as obras revelam cinco décadas da vida e da produção do artista.

O público poderá conferir telas como "Cabeça de Mulher" (1910), "Busto e Paleta" (1932) e "O Pintor e a Modelo" (1963), além de estudos e esboços para "Guernica" (1937) —o famoso painel de 3,5 metros de altura por 8 metros de comprimento em que Picasso retratou a guerra civil espanhola (1936-1939).

Informe-se sobre a exposição

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais