SP-Arte tem mais galerias estrangeiras e setor dedicado à performance

Na quinta (9), São Paulo recebe, pela 11ª vez, a SP-Arte. Dedicada à exibição e comercialização de obras de arte, a feira reunirá, no pavilhão da Bienal, no parque Ibirapuera, 140 galerias —sendo 83 delas nacionais e 57 estrangeiras.

Esta é a edição com maior participação de galerias estrangeiras, tendo, ao todo, 17 países representados. Entre os destaques estão as inglesas White Cube e Lisson Gallery a norte-americana David Zwirner.

As novidades também seguem para os espaços curados. Além do Solo, que pelo segundo ano exibe mostras individuais, o evento inaugura o Open Plan —setor no qual as obras serão expostas diretamente no espaço arquitetônico do pavilhão— e o Performa, onde artistas da Belas Artes farão performances autorais.

Confira, a seguir, mais detalhes da feira.

Informe-se sobre o evento


PERFORMA
Situado no 3° andar do pavilhão, setor contará com 14 performances de 12 artistas; veja destaques da programação

Psicorretrato
Tatiana Schmidt se senta em uma prateleira a dois metros do chão com um figurino preto, que oculta seu rosto e braços, e lá permanece sem se mover —a não ser pela respiração.

Qui.(9): 19h às 20h30

Reconhecer-se
Mylene Signe se despe, engessa a frente de seu corpo —dos pés até o pescoço— e, após alguns minutos, desgruda-se do molde, deixando sentada a imagem de seu corpo no gesso.

Qui.(9): 21h às 22h

Donas, sete histórias impessoais
Vestindo um macacão de trabalho, Márcio Moreno escuta uma gravação de uma senhora e executa ações que remetem à essa fala, distorcendo-a sutilmente.

Sex.(10): 14h, 15h e 16h

Vociferação itinerante
A performer Victoria Pekny mergulha uma caneta de bico de pena em sua boca cheia de nanquim e, em seguida, escreve sobre seu rosto —repetindo o gesto inúmeras vezes.

Sex.(10): 17h30 às 18h30

Corpo fechado
Pendurado a três metros do chão, o artista Felipe Vasconcellos veste uma roupa que o cobre inteiramente de moedas, formando uma imagem dourada e brilhante.

Sáb.(11): 14h às 15h

A herança do silêncio
Vestida com uma grande saia branca (foto), sobre a qual se encontram xícaras vazias, Anna Leite serve café nas xícaras e se levanta, arrastando com esforço a roupa e os objetos.

Sáb.(11): 16h às 17h30

Palhaço ergométrico
O performer Felipe Bittencourt, usando maquiagem e nariz de palhaço, senta-se em uma bicicleta ergométrica e pedala até que toda a maquiagem escorra com o suor.

Sáb.(11): 20h às 21h. Dom.(12): 17h30 às 18h30

Reflexos
Felipe Vasconcellos veste uma roupa formada por pequenos espelhos e que cobre até seu rosto. Ele caminha pelo pavilhão, aproximando-se dos visitantes.

Dom.(12): ao longo do dia


OPEN PLAN
O novo setor, curado pelo italiano Jacopo Crivelli Visconti, vai apresentar trabalhos de grandes dimensões e que estarão dispostos de forma a não interferir na arquitetura do espaço expositivo. Entre as obras que poderão ser vistas estão "Residência - Escada", de Rochelle Costi, "Turbulence", da libanesa Mona Hatoum, e "How to Construct an Orange", do húngaro Attila Csörgö.


SOLO
Inaugurado na SP-Arte do ano passado, o setor dedicado a mostras individuais retorna nesta edição. De acordo com Rodrigo Moura, curador do espaço e diretor de programas culturais do Instituto Inhotim, em Minas Gerais, o Solo funciona como um centro de pesquisa. "É a hora de jogar luz a artistas e obras que não necessariamente estão em evidência no mercado", afirma. O local contará com 12 expositores —entre eles, Augusto de Campos (Document Art Gallery) e Mario Cravo Júnior (Paulo Darzé).


SHOWCASE
Em sua terceira edição, volta a trazer trabalhos de galerias que estão em ascensão. Cada uma pode colocar em destaque até três artistas. Nesta seção os visitantes poderão conferir alguns artistas brasileiros consagrados, como Mira Schendel e Carlos Vergara, e outros nomes estrangeiros, como Rosemberg Sandoval (Colômbia), Ariel Reichman (África do Sul) e Renaud Regnery (França).


TALKS
Nesta seção ocorrem debates sobre a construção do valor de uma obra e sobre as tendências do mercado de artes, entre outros assuntos. As conversas serão realizadas no MAM (Museu de Arte Moderna), nos dias 9 e 10, gratuitamente. Para fazer a inscrição, é necessário mandar e-mail para seminarios@brasileiros.com.br. Veja a programação:

9/4 (quinta-feira)
9h30 - Welcome coffee e credenciamento
10h15 - Paulo Herkenhoff, diretor artístico do MAR (Museu de Arte do Rio)
10h45 - Thomas Galbraith, diretor de estratégias globais da Paddle8 e Artnet (EUA)
11h15 - Sarah Thornton, escritora e socióloga da arte (EUA)
12h - Thomas Galbraith e Sarah Thornton, com mediação de Daniel Benevides, jornalista da revista Brasileiros
13h - Visita livre à SP-Arte para participantes do encontro

10/4 (sexta feira)
9h30 - Welcome Coffee e credenciamento
10h15 - Simon Watson, consultor de arte e jornalista (EUA)
10h30 - Marcio Fainziliber, presidente do Conselho do MAR (Museu de Arte do Rio
11h Donald e Mera Rubell, The Rubell Family Collection - RFC (EUA)
12h - Marcio Fainziliber, Donald e Mera Rubell, com mediação de Simon Watson
13h - Visita livre à SP-Arte para participantes do encontro


Para conferir a lista completa de galerias e artistas participantes da feira, acesse o site do evento.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais