Mostra sobre performance reúne 37 artistas de 11 países em galeria de SP

A partir de terça (16), a galeria Vermelho abre suas portas para a 11ª edição da Mostra de Performance Arte Verbo.

O evento vai reunir 37 artistas de 11 países -entre eles, Alemanha, Argentina, Suíça, Dinamarca e Brasil. Além das performances, vídeos e outras obras, como desenhos e fotografias, serão expostos diariamente no espaço.

Entre os 270 projetos incritos, Marcos Gallon, diretor artístico da galeria, e Juliana Moraes, que é bailarina e professora de performance na Belas Artes, selecionaram os mais de trinta participantes desta edição. "Não temos um recorte curatorial pré-estabelecido. Procuramos observar questões em comum que aparecem nos projetos e, a partir daí, detectar os temas", explica Gallon.


Também há artistas convidados. Entre eles, os brasileiros Ana Montenegro e Marco Paulo Rolla -Rolla, por sinal, foi um dos escolhidos da sérvia Marina Abramovic para integrar sua megaexposição, que esteve em cartaz até maio deste ano no Sesc Pompeia.

Mas como definir o que é uma performance? "Se pensarmos na tradição, é algo pontual, que acontece uma única vez e não é reencenado. Mas esses conceitos foram revistos; buscamos alargar as fronteiras", afirma Marcos Gallon.

Talvez a Verbo seja, desde 2005, uma das formas mais representativas de se aumentar (ou até extinguir) tais limites. Confira abaixo os destaques da primeira semana do evento:

Informe-se sobre a mostra


TERÇA (16)

Exposição da Pessoa
Artistas: Karime Nivoloni, Mariana Molinos, Maryah Monteiro e Valeska Figueiredo
País: Brasil
Na performance que abre o evento, uma das artistas bate um cartão de ponto e entra em um espaço reservado para a obra. Ao longo de sessenta minutos, ela se move e fala ininterruptamente, até que sua "jornada de trabalho" acaba e outra artista toma seu lugar para dar continuidade à ação. A atividade, que dura oito horas, questiona a coisificação das pessoas e do artista e a desvalorização de seu trabalho.

Horário: 14h às 22h


Estância Artista: Maurício Ianês
País: Brasil
Na ação, Maurício Ianês permanecerá deitado, por quatro horas seguidas, dentro de uma cabine escura e pintada de preto. Os visitantes poderão entrar nesta cabine e lá permanecer, pelo período que desejarem, ao lado do artista. Dada a restrição de espaço, ambos ficarão em uma situação física incômoda e poderão, assim, iniciar um diálogo.

Horário: 20h às 23h


Comidas da Rua
Artista: Pipa
País: Brasil
Usando ingredientes encontrados nas ruas da capital, a artista criará um cardápio específico composto de pratos e de drinques que serão vendidos na mostra.

Horário: 14h às 23h


Efêmero, Constante, Início, Fim
Artista: Rose Akras
País: Brasil/Holanda
A bailarina e coreógrafa brasileira Rose Akras, radicada em Amsterdã, na Holanda, utilizará o texto escrito e falado para guiar suas ações, em uma coreografia visual e sensorial.

Horário: 20h30


O Mito da Diversidade Étnica
Artista: Olyvia Victorya Bynum
País: Brasil
Olyvia chegará ao local da ação vestindo camiseta, calça jeans e tênis. Em seguida, abrirá sua mochila para retirar lenços coloridos com os quais vai se vestir -e caminhar pela galeria.

Horário: 20h às 23h


Preta
Artista: Alex Cassimiro, Andrez Ghizze, Caio, Eidglas Xavier, Mavi Veloso, Teresa Moura
País: Brasil
A performance vai usar o espaço da galeria como um ambiente de experimentação para a visualidade das burcas criadas pelo artista Alex Cassimiro -a partir da vestimenta, a ação propõe uma ocupação que vai investigar as tensões entre performer e visitantes da mostra.

Horário: 20h às 23h


Fancy Violence - Levitación
Artista: Rodolpho Parigi
País: Brasil
Lançando mão de recursos de ilusionismo, a drag queen Fancy Violence -personagem do artista Rodolpho Parigi, lembrado por suas telas rosa-choque- "levita" como uma escultura suspensa. Enquanto realiza a performance, somente o cabelo toca a superfície que está abaixo de seu corpo.

Horário: 21h às 23h


QUINTA (18)

Comidas da Rua

Horário: 20h às 23h


Palestra
Artista: Lia Chaia
País: Brasil
Na performance-palestra, a artista reencena trabalhos antigos com novos contornos.

Horário: 20h


Efêmero, Constante, Início, Fim

Horário: 20h30


The Title Is a Drawing
Artista: Clara Saito
País: Suíça
Travestida de homem-aranha, a performer busca evitar regras e coloca em pauta os conceitos anárquicos no âmbito da criação.

Horário: 21h


Preta

Horário: 20h às 23h

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais