Mostra sobre performances reúne 37 artistas em SP; confira a programação

Nesta terça (16), a galeria Vermelho abre suas portas para a 11ª edição da Mostra de Performance Arte Verbo. O evento vai reunir 37 artistas de 11 países —entre eles, Alemanha, Argentina, Suíça, Dinamarca e Brasil. Além das performances, vídeos, desenhos e fotografias serão expostos diariamente no espaço.

Entre os 270 projetos incritos, Marcos Gallon, diretor artístico da galeria, e Juliana Moraes, que é bailarina e professora de performance na Belas Artes, selecionaram os mais de trinta participantes nesta edição. "Não temos um recorte curatorial pré-estabelecido. Procuramos observar questões em comum que aparecem nos projetos e, a partir daí, detectar os temas", explica Gallon.

Também há artistas convidados. Entre eles, os brasileiros Ana Montenegro e Marco Paulo Rolla —Rolla, por sinal, foi um dos escolhidos da sérvia Marina Abramovic para integrar sua megaexposição, que esteve em cartaz até maio deste ano no Sesc Pompeia.


Mas como definir o que é uma performance? "Se pensarmos na tradição, é algo pontual, que acontece uma única vez e não é reencenado. Mas esses conceitos foram revistos; buscamos alargar as fronteiras", afirma Marcos Gallon.

Talvez a Verbo seja, desde 2005, uma das formas mais representativas de se aumentar (ou até extinguir) tais limites. Confira abaixo os destaques da primeira semana do evento:

Informe-se sobre a mostra


TERÇA (16)

Exposição da Pessoa
Artistas: Karime Nivoloni, Mariana Molinos, Maryah Monteiro e Valeska Figueiredo
País: Brasil
Na performance que abre o evento, uma das artistas bate um cartão de ponto e entra em um espaço reservado para a obra. Ao longo de sessenta minutos, ela se move e fala ininterruptamente, até que sua "jornada de trabalho" acaba e outra artista toma seu lugar para dar continuidade à ação. A atividade, que dura oito horas, questiona a coisificação das pessoas e do artista e a desvalorização de seu trabalho.

Horário: 14h às 22h


Estância Artista: Maurício Ianês
País: Brasil
Na ação, Maurício Ianês permanecerá deitado, por quatro horas seguidas, dentro de uma cabine escura e pintada de preto. Os visitantes poderão entrar nesta cabine e lá permanecer, pelo período que desejarem, ao lado do artista. Dada a restrição de espaço, ambos ficarão em uma situação física incômoda e poderão, assim, iniciar um diálogo.

Horário: 20h às 23h


Comidas da Rua
Artista: Pipa
País: Brasil
Usando ingredientes encontrados nas ruas da capital, a artista criará um cardápio específico composto de pratos e de drinques que serão vendidos na mostra.

Horário: 14h às 23h


Efêmero, Constante, Início, Fim
Artista: Rose Akras
País: Brasil/Holanda
A bailarina e coreógrafa brasileira Rose Akras, radicada em Amsterdã, na Holanda, utilizará o texto escrito e falado para guiar suas ações, em uma coreografia visual e sensorial.

Horário: 20h30


O Mito da Diversidade Étnica
Artista: Olyvia Victorya Bynum
País: Brasil
Olyvia chegará ao local da ação vestindo camiseta, calça jeans e tênis. Em seguida, abrirá sua mochila para retirar lenços coloridos com os quais vai se vestir -e caminhar pela galeria.

Horário: 20h às 23h


Preta
Artista: Alex Cassimiro, Andrez Ghizze, Caio, Eidglas Xavier, Mavi Veloso, Teresa Moura
País: Brasil
A performance vai usar o espaço da galeria como um ambiente de experimentação para a visualidade das burcas criadas pelo artista Alex Cassimiro -a partir da vestimenta, a ação propõe uma ocupação que vai investigar as tensões entre performer e visitantes da mostra.

Horário: 20h às 23h


Fancy Violence - Levitación
Artista: Rodolpho Parigi
País: Brasil
Lançando mão de recursos de ilusionismo, a drag queen Fancy Violence -personagem do artista Rodolpho Parigi, lembrado por suas telas rosa-choque- "levita" como uma escultura suspensa. Enquanto realiza a performance, somente o cabelo toca a superfície que está abaixo de seu corpo.

Horário: 21h às 23h


QUINTA (18)

Comidas da Rua

Horário: 20h às 23h


Palestra
Artista: Lia Chaia
País: Brasil
Na performance-palestra, a artista reencena trabalhos antigos com novos contornos.

Horário: 20h


Efêmero, Constante, Início, Fim

Horário: 20h30


The Title Is a Drawing
Artista: Clara Saito
País: Suíça
Travestida de homem-aranha, a performer busca evitar regras e coloca em pauta os conceitos anárquicos no âmbito da criação.

Horário: 21h


Preta

Horário: 20h às 23h

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais