Portinari, Kandinsky e Miró: veja exposições que valem a visita em SP

A capital paulista tem grandes exposições em cartaz no período. Confira cinco opções que valem a visita e aproveite para conferir no feriado prolongado:

Portinari e a Poética da Modernidade Brasileira
A mostra na galeria Almeida e Dale traz ao público 35 obras de Candido Portinari (1903-1962), produzidas entre 1931 e 1944. O foco são dois acontecimentos marcantes do modernismo no país no período: o 38° Salão de Belas Artes, que ocorreu no Rio de Janeiro em 1931, e a Exposição de Arte Moderna, de 1944, em Belo Horizonte.
Informe-se sobre a exposição



Joan Miró - A Força da Matéria
Em parceria com a Fundação Joan Miró, de Barcelona, a exposição dedicada a Joan Miró (1893-1983) reúne, no Instituto Tomie Ohtake, 112 obras: 41 pinturas, 22 esculturas, 20 desenhos e 26 gravuras, além de três objetos que serviram de ponto de partida para esculturas do artista catalão.
Informe-se sobre a exposição



Kandinsky: Tudo Começa num Ponto
Depois de percorrer o Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, a exposição que resgata a trajetória do precursor do abstracionismo, Wassily Kandinsky (1866-1944), chega a São Paulo. Mais de 150 telas e objetos do artista russo e de artistas que o influenciaram compõem a seleção, que é divida em quatro blocos. Itens xamânicos também estão expostos - a prática espiritual está presente nos quadros de Kandinsky.
Informe-se sobre a exposição



Betty King - das Pinturas, dos Relevos e dos Alumínios Anodizados
A exposição no Museu Afro reúne cerca de cem obras da artista plástica que focam o abstracionismo -entre pinturas em óleo sobre tela, relevos em papel e a série de alumínio, composta de chapas do metal gravadas por meio de processos químicos.
Informe-se sobre a exposição



Guignard - A Memória Plástica do Brasil Moderno
A exposição dedicada ao pintor Alberto da Veiga Guignard (1896-1962) reúne cerca de 70 obras, divididas entre os temas retrato, paisagem e natureza-morta. O brasileiro alcançou a fama por retratar paisagens mineiras, Estado onde viveu desde a década de 1940. A mostra está em cartaz no MAM Ibirapuera.
Informe-se sobre a exposição


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais