Invenções dos últimos 150 anos são tema de mostra na OCA

A partir desta quarta (5), a OCA recebe a exposição "Invento - As Revoluções que nos Inventaram", dedicada às invenções desenvolvidas nos últimos 150 anos que modificaram a vida humana.

Trinta artistas nacionais e estrangeiros interpretaram as principais criações do período em 33 obras, algumas delas elaboradas especificamente para a mostra.

"Começamos a pensar no que o telefone fez com a vida das pessoas: mudou a forma com que nos relacionamos, nossa memória, nossa capacidade de responder perguntas e nosso próprio corpo. Quais outros eventos transformaram o mundo de forma tão definitiva?", questiona Marcello Dantas, que divide a curadoria com Agnaldo Farias.


O advento da lâmpada incandescente, por exemplo, aparece em "Crepúsculo" (2015), de Christian Boltanski. Nela, 480 lâmpadas vão sendo queimadas, uma a uma para simbolizar o fim de sua comercialização -desde 2013, bulbos acima de 100 watts não são fabricados no Brasil.

Já o concreto é matéria-prima de "Clockwork" (2014), trabalho do alemão Julius von Bismarck. O artista vai sair pela capital paulista em busca de restos de demolição para os colocar em betoneiras.

Há também a guitarra elétrica personalizada por Andy Warhol e a instalação sonora de caixas acústicas de Janet Cardiff e George Bures Miller.

Pq. Ibirapuera - av. Pedro Álvares Cabral, portão 3, região sul, tel. 5082-1777. Ter. a dom.: 9h às 17h. Abertura: 5/8. Até 4/10. Livre. Estac. (sistema Zona Azul - portão 3). GRÁTIS

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais