Caricatura e dança da chuva são atrações de mostra na avenida Paulista

A partir das 20h desta sexta (7), quem passar pela avenida Paulista vai poder conferir a mostra "Natureza Urbana - Riscos e Traços", a 13ª em cartaz na Galeria de Arte Digital do Sesi-SP.

A fachada de 3.700 m² do edifício da Fiesp/Sesi-SP recebe artistas que trabalham em diferentes mídias e plataformas, e foram convidados a criar obras digitais, que vão de caricaturas de pedestres a jogos interativos.

"Paulo Branco, um dos caricaturistas convidados, disse: 'eu não mexo com o digital, faço algo tátil'. E é aí que está nosso desafio, colocar o traço artesanal, mais humano do desenhista, numa plataforma que é pixelada", conta Luciana de Almeida Paulillo, uma das curadoras da mostra.

Três intervenções integram o projeto, que também oferece palestra e workshop relacionados à arte digital e ao universo dos games.

Confira a programação completa e os artistas que participam da ação.

Av. Paulista, 1.313, Bela Vista, região central, tel. 3549-4499. Seg. a dom.: 20h às 22h. Até 6/9. Livre. GRÁTIS


PROGRAMAÇÃO
Fazer Chover em SP
Na alameda das Flores -espaço em frente ao edifício da Fiesp- um tablado convida quem passa a dançar para fazer chover. À medida que se movimentam no ritmo das músicas, uma quantidade equivalente de chuva surge no cenário desértico reproduzido na fachada. A criação do jogo é da Webcore, estúdio paulistano que trabalha com interatividade e games.

Seg. a dom.: 20h às 22h.


Garden Guerrilha
O VJ Suave, duo de "new media art" formado por Ygor Marotta e Ceci Soloaga, é o responsável pela obra. Personagens criados com traço delicado compõem uma narrativa visual animada, que busca promover uma reflexão a respeito da escassez da natureza em espaços públicos da cidade. A história é contada quadro a quadro e convida o público a buscar a harmonia. A dupla já expôs em países como Espanha, Suíça e Rússia.

Seg. a dom.: 22h às 6h.


Caricatura Digital
Além de interagir com a exposição, o público pode se tornar personagem dela. Às sextas e aos sábados, um caricaturista desenha em tempo real quem passar pela região. Os artistas ficam posicionados na alameda das Flores, onde criam em um tablet os retratos, que são simultaneamente transpostos para a fachada do prédio. São eles:

Toni D'Agostinho
Além de artista gráfico, é sociólogo e escritor.

Sex. (7): 20h30 às 22h. Sáb. (8), sex. (14) e sáb. (15): 22h às 6h.

Junior Lopes
O paraense utiliza retalhos de tecidos reciclados em suas ilustrações.

Sex. (21) e sáb. (22): 20h às 21h.

Paulo Branco
Foi considerado melhor desenhista do Estado de São Paulo pelo projeto Mapa Cultural

Sex. (28) e sáb. (29): 20h às 21h.

Amorim
O carioca começou a publicar seus trabalhos no seminário "O Pasquim", em 1984.

Sex. (4/9) e sáb. (5/9): 20h às 21h.


PALESTRA
O Mercado de Games no Brasil
Ministrado por Fernando Chamis, diretor da Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais), o evento pretende traçar um panorama do mercado de games no Brasil e oferecer orientações para a criação de jogos e aplicativos, além de outros dispositivos. As inscrições devem ser realizadas pelo site www.sesisp.org.br. Não é necessário nenhum pré-requisito.

Seg. (17): 20h às 21h. 50 vagas.


WORKSHOP
Como Criar uma Instalação Interativa
O participante irá conhecer o processo de criação da instalação "Fazer Chover em SP" e aprender as dinâmicas para produções do tipo. É recomendável ter algum conhecimento técnico prévio em programação de jogos. Cada participante deve trazer seu computador com Adobe Flash Professional e Adobe Photoshop. Inscrições pelo site www.sesisp.org.br.

Ter. (18) a sex. (21): 15h às 18h. 15 vagas.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais