Maior mostra sobre Tadeusz Kantor fora da Polônia chega a SP

Logo na entrada do Sesc Consolação, "Máquina de Aniquilamento", uma instalação composta por cadeiras empilhadas que se chocam umas nas outras num movimento vertical de subida e descida, instaura a dinâmica que permeia a mostra "Máquina Tadeusz Kantor", que estreia nesta quarta (19).

A exposição, a maior sobre Tadeusz Kantor (1915-1990) montada fora da Polônia, comemora o centenário do nascimento do artista polonês. A ideia é mostrar não apenas seu lado mais conhecido no Brasil, o do homem de teatro, presente em peças de Antunes Filho e de Gerald Thomas, mas também apresentar seus trabalhos com artes visuais, performances e happenings.

"Ele teatraliza as artes visuais e 'visualiza' o teatro", comenta Ricardo Muniz Fernandes, sociólogo e produtor de eventos que assina a curadoria ao lado de Jaroslaw Suchan, diretor do Muzeum Sztuki, em Lodz, e do crítico teatral Sebastião Milaré (em memória; 1945-2014).

Na mostra, em cartaz até 14/11, o público é convidado a dialogar com a obra de Kantor e a percebê-la principalmente de forma sensorial.

"A estrutura é uma máquina de criação em funcionamento e as pessoas atuam como o combustível, numa co-criação", diz.

Passada a área de convivência do Sesc, na qual a exposição tem início, ela segue pelo Ginásio Vermelho. O espaço foi transformado numa espécie de labirinto de dois andares para receber 130 obras, entre objetos cênicos originais, pinturas a óleo, desenhos, colagens e vídeos.

Veja a seguir entrevista com Jaroslaw Suchan e programação paralela do mês de agosto.

Sesc Consolação - r. Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, tel. 3234-3000. Seg. a sex.: 11h30 às 21h30. Sáb.: 10h às 18h30. Abertura: 19/8, às 20h. Até 14/11. Livre. GRÁTIS

Crédito: Witold Witaliński/Divulgação "Máquina de Aniquilamento" é exibida na mostra "Máquina Tadeusz Kantor"
"Máquina de Aniquilamento" é exibida na mostra "Máquina Tadeusz Kantor"

Entrevista Jaroslaw Suchan
Historiador de arte e diretor do Muzeum Sztuki, em Lodz, na Polônia

GUIA - "Máquina do Aniquilamento", instalação composta por cadeiras empilhadas em movimento, é tida como uma metáfora da obra de Kantor. Em que sentido?
Jaroslaw Suchan - Ela foi criada para o espetáculo "O Louco e a Freira" (1963) e, ao se movimentar e fazer barulho, "destruía" a narrativa dos atores. Kantor sempre procura "romper" a obra, porque ele quer mostrar o lado inesperado das coisas. Cadeiras, por exemplo, são boas para nos sentarmos. Ele tira essa função de uso para que possamos colocar nossa atenção no lugar dos pequenos significados.

Como você acredita que o trabalho de Kantor dialoga com a contemporaneidade?
Na Polônia, Kantor, de certa forma, está atrelado a uma arte afastada da política. No Brasil, suas ideias foram usadas para fazer uma arte política. Acredito que esse aspecto do trabalho dele em querer modificar como enxergamos o mundo é bastante político e ainda muito relevante e inspirador.

De que maneira a obra de Kantor mostra os dilemas do período em que ele viveu?
Esta é uma opinião minha, bastante particular, mas não acredito na arte como forma de documentar a história. Ela até pode ter este papel, mas para mim é potente seu aspecto político, o que ela pode fazer por nós no agora.


Programação Paralela
Confira as atrações que integram a mostra neste mês

Fantasmas - "Máquina de Autópsia"
Performers irão materializar fantasmas para criar uma relação com máquinas e objetos da exposição. A criação é de Ludmila Ryba, que trabalhou com Kantor, e de Tiago Vasconcelos, diretor da Cia. Antropofágica.

Seg. a sex.: 12h, 16h e 19h. Sáb.: 11h e 15h.

Visita comentada
Michal Kobialka, especialista na obra de Kantor, e Ludmila Ryba apresentam o trabalho do artista polonês.

Qua. (19/8): 20h. Ingr.: de R$ 6 a R$ 20. Venda a partir de 12/8 nas bilheterias do Sesc.

Almanaquy Antropofágico
Encontro apresenta elementos utilizados no método de criação investigado durante os últimos processos criativos da Cia. Antropofágica.

Qui. (20/8): 15h às 17h. Retirada de ingresso a partir das 14h.

"Objetos e Máquinas de Tadeusz Kantor"
A palestra aborda o conceito de espaço e objeto para Kantor. A ênfase será sobre os estágios do desenvolvimento das ideias do artista, marcadas por seus experimentos como o Teatro da Morte e o Teatro Autônomo.

Qui. (20/8): 15h às 17h. Retirada de ingresso a partir das 14h.

"Sobre Memória e História: O Teatro da Minima Moralia de Tadeusz Kantor"
Michal Kobialka irá explorar o entendimento de Kantor sobre memória, técnicas mnemônicas (desenvolvimento da memória) e história.

Sex. (21/8): 15h às 17h. Retirada de ingresso a partir das 14h.

"O Teatro de Tadeusz Kantor: Notas sobre o Estilo Tardio"
Aborda o conceito de "estilo tardio" por meio de Theodor W. Adorno e Edward Said, para discutir a última peça de Kantor, "Hoje É Meu Aniversário" (1990).

Sáb. (22/8): 15h às 17h. Retirada de ingresso a partir das 14h.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais