Museu Afro Brasil recebe mostra sobre o primeiro linguista negro dos EUA

Antes de Lorenzo Dow Turner (1890-1972) identificar o gullah nos anos 1930, ele era considerado um inglês "mal falado" pelos pesquisadores. Turner, considerado o primeiro linguista afro-americano, estudou este dialeto de comunidades negras da Carolina do Sul e da Georgia a partir de um trabalho de campo que contou com cerca de 60 entrevistados —as gravações foram captadas por um equipamento que pesava mais de 45 quilos.

A trajetória de Turner para descobrir o código linguístico é um dos eixos de "Gullah, Bahia, África", que entrou em cartaz no Museu Afro Brasil na última terça (18).

A vida acadêmica do pesquisador e as interlocuções entre o gullah e outras línguas e locais também norteiam a exposição, exibida em 2010 pelo Anacostia Community Museum, integrante do Smithsonian, complexo de museus em Washington D.C.

Crédito: Divulgação Mãe Menininha do Gantois e suas seguidoras, na Bahia
Mãe Menininha do Gantois e suas seguidoras, na Bahia

Interessado em explorar linguisticamente a diáspora africana, Turner veio ao Brasil nos anos 1940 e encontrou, em Salvador, forte sobrevivência da cultura da África Ocidental —tanto em músicas e lendas, quanto em aspectos da linguagem. "Membros do candomblé chegaram a reconhecer trechos de gravações gullahs", conta a curadora Alcione Meira Amos.

A exposição traz um vídeo que mostra as convergências entre algumas palavras usadas no gullah, no inglês e no português, além de exibir outros materiais audiovisuais, fotografias, cestas e um registro da fala gullah, que hoje praticamente não é mais encontrada.

Na mesma terça (18), também foi inaugurada no museu "Era Só Saudade dos que Partiram". A mostra apresenta cerca de 40 obras, entre pinturas, gravuras, esculturas e fotografias, de artistas brasileiros mortos nos últimos anos, como Arcangelo Ianelli (1922-2009), Maria Lidia Magliani (1946-2012) e Tomie Ohtake (1913-2015).

A curadoria é de Emanoel Araujo, fundador e Diretor Curador da instituição.

Gullah, Bahia, África e Era Só Saudade dos Que Partiram - pq. Ibirapuera - av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 10, região sul, tel. 3320-8900. Ter. a dom.: 10h às 17h. Até 18/10. Livre.Estac. (sistema Zona Azul - portão 3). GRÁTIS d v w

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais