Fotógrafo de moda Miles Aldridge ganha primeira retrospectiva no Brasil

Cenários coloridos, mulheres elegantes e seus conflitos. Esses são alguns dos elementos que compõem as fotografias de Miles Aldridge. A partir de quinta (15), a retrospectiva "A Dazzling Beauty", com 50 imagens do fotógrafo britânico, entra em cartaz na Oca, no parque Ibirapuera.

A mostra integra a programação oficial de eventos da São Paulo Fashion Week, realizada de 18 a 23/10.

É a primeira exposição de Aldridge no Brasil, famoso por clicar o universo da moda e da beleza. Seus retratos já estamparam publicações como "Vogue" e "Harper's Bazaar", além de editoriais para marcas
como MAC e Carolina Herrera.

Para Aldridge, um dos desafios de trabalhar com fotografia de luxo é criar imagens pessoais e não se tornar um escravo da moda. "A mulher e seus embates internos são o que é importante em minhas imagens", diz.


"[O luxo, a beleza e a elegância] representam tudo o que queremos e tudo o que podemos perder. Eles são símbolos da vaidade que nos esforçamos para alcançar, mas, uma vez que os atingimos, nos questionamos porque ainda não somos felizes", completa o britânico, que cuida de todo o processo de produção de seus trabalhos —da escolha dos cenários às modelos e maquiagens.

"A moda está presente [em suas imagens] e conseguimos enxergá-la, mas ela não é o foco central. Claro que existe o lado estético perfeito —e que às vezes esconde um deboche. Além do mais, algumas de suas fotos carregam uma energia sexual muito forte", explica o curador Danniel Rangel.

"Acho que olhar as suas fotografias é como assistir a um filme, pois existe um roteiro que ele cria antes do clique. Aldridge é um grande contador de histórias", afirma Rangel.

Oca - Pavilhão Lucas Nogueira Garcez. Pq. Ibirapuera - av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3, região sul, tel. 3105-6118. Ter. a dom.: 9h às 17h. Abertura: 15/10. Até 2/11. Livre. Estac. (sistema Zona Azul - portão 3). GRÁTIS

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais