Mostra revê obras e ateliê do artista carioca Sergio Camargo

Neste sábado (28), o Itaú Cultural recebe "Sergio Camargo: Luz e Matéria". Mais de cem obras do escultor carioca —a maioria pertencente a coleções privadas— são expostas nos três andares da instituição.

De acordo com Cauê Alves, que divide a curadoria com Paulo Sergio Duarte, as peças apresentam de que forma Camargo (1930-1990) foi trabalhando com materiais como mármore, granito e madeira ao longo dos anos.

"Há uma limpeza formal extrema. Ele dispensa espetáculos e pirotecnias. Embora suas obras não trabalhem com transparências, parece que podemos ver nelas seu processo de elaboração", diz. Trata-se de uma mostra silenciosa que investiga, entre outros aspectos, como a luz e a matéria são fundidas na produção do artista.

Além dos trabalhos de menor e de maior proporção, caso das colunas e dos relevos de até dois metros de comprimento, a exposição reproduz o ateliê do artista —a mesma mesa, cadeira de palha e abajur encontrados em Jacarepaguá, onde funcionou seu último espaço de criação, são remontados ali.


"É uma montagem inédita que nunca foi exibida em São Paulo", afirma Alves, que destaca o intenso trabalho de pesquisa acerca dos arquivos de Camargo como um dos pontos chaves da mostra.

Há, por exemplo, cartas trocadas com outros artistas, críticos e curadores internacionais. "As correspondências revelam como ele era um sujeito articulado, com muitos contatos, e que abriu portas para diversos artistas", comenta o curador.

Neste fim de semana, das 14h às 15h30 será realizada a oficina "A Geometria Empírica de Sergio Camargo", que tem como objetivo a montagem de uma escultura inspirada na obra do artista.

Itaú Cultural - Av. Paulista, 149, Bela Vista, tel. 2168-1777. Ter. a sex.: 9h às 20h. Sáb. e dom.: 11h às 20h. Abertura: 28/11, 11h. Até 9/2/2016. Livre. Estac. c/ manob. (R$ 10 por 12 h, na r. Leôncio de Carvalho, 108). GRÁTIS

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais