Exposição de fotógrafo brasileiro reúne imagens da guerra na Síria

Desde 2013, o fotógrafo e documentarista paraense Gabriel Chaim acompanha de perto o conflito na Síria pela lente de sua câmera. Ele foi um dos poucos estrangeiros que conseguiu entrar em Kobane -a cidade síria próxima à fronteira com a Turquia é um dos locais mais conturbados.

Parte dessa trajetória é contada em "Filhos da Guerra: O Custo Humanitário de um Conflito Ignorado". Em cartaz até 16 de janeiro na Zipper Galeria, a exposição reúne nove fotografias de grande dimensão (1,5 m por 2,25 m) e um vídeo captado por drone (veículo aéreo não tripulado) em abril de 2015.

"A fotografia de Chaim busca humanizar o que acontece em terra e abrir um canal para a identificação com o outro", escreve o curador Marcello Dantas.

A ideia é mostrar a tragédia humana da guerra civil por diferentes olhares: das mulheres, das crianças e dos algozes.

A história das personagens e dos lugares clicados por Chaim aparecem ao lado das fotos. A maioria delas traz crianças e mulheres, como a síria Andy, que sofreu um ataque com ácido que queimou seu rosto e metade do seu corpo.


"Chaim enquadra o contexto, o personagem e a situação e os articula em fotos que resgatam a dignidade e o sentimento de cada indivíduo", completa Dantas.

"É duro admitir que a guerra tem sua plasticidade e está no imaginário como uma das grandes inspirações da arte."

A exposição é realizada em parceria com a Human Rights Watch, organização não governamental sem fins lucrativos que defende os direitos humanos em mais de 90 países.

Zipper Galeria - r. Estados Unidos, 1.494, Jardim América, região oeste, tel. 4306-4306. Seg. a sex.: 10h às 19h. Sáb.: 11h às 17h. Até 16/1/2016. Livre. GRÁTIS

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais