Artista italiano precursor da Pop Art ganha exposição com 65 obras

Nos anos 1920, os cartazes da Campari traziam a assinatura de Fortunato Depero (1892-1960). A criação do pintor e designer gráfico para a marca de bebidas é, porém, apenas uma das facetas do artista, importante nome do movimento futurista italiano.

"Depero passa de um material para outro, mantendo alta qualidade e tensão criativa", diz o arquiteto e historiador italiano Maurizio Scudiero. É ele quem assina a curadoria de "Depero Futurista e Artista Global", mostra que estreia neste sábado (30) no MAC USP Ibirapuera.

São exibidas cerca de 65 obras que buscam apresentar várias técnicas e períodos pelos quais o artista passou —há, por exemplo, pintura, colagem e trabalhos em tecido.


"Segundo o New York Times, Depero foi o mais moderno entre os futuristas. Tanto que antecipou a Pop Art e Arte Povera [movimento artístico dos anos 1960]", comenta Scudiero.

Para o curador, o maior legado deixado pelo italiano é o fato dele ter percebido, nos anos 1920, "que a arte deveria superar a pintura e a escultura, abandonando os museus para entrar na vida e se tornar global".

Entre os itens expostos, vale ficar de olho nos cartazes da Campari e em "Coleóptero Veneziano (O Gondoleiro)." (1927), obra na qual um "homem de aço" aparece fundido em sua gôndola.

A mostra, que integra o Ano da Itália na América Latina, é realizada pelo Instituto Italiano di Cultura de São Paulo. Após temporada ma capital, ela segue para Lima, no Peru..

MAC USP Ibirapiera. Av. Pedro Álvares Cabral, 1.301, Pq. Ibirapuera, tel. 2648-0254. Ter. a dom.: 10h às 18h. Abertura: 30/1, 11h. GRÁTIS

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais