Retrospectiva de Pablo Picasso guia exposição no Instituto Tomie Ohtake

É fato que "Guernica" (1937; exposta no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, em Madri) é uma obra icônica de Pablo Picasso (1881-1973). Mas seu legado estende-se para além das pinturas cubistas, como é possível ver na exposição "Picasso: Mão Erudita, Olho Selvagem".

Em cartaz no Instituto Tomie Ohtake a partir de domingo (22), a mostra abarca a trajetória artística do pintor por meio de obras mantidas por ele ao longo de sua vida. A seleção é da francesa Emilia Phlippot, curadora do Museu Nacional Picasso-Paris, local ao qual pertencem as peças expostas.

Há 116 trabalhos de Picasso, entre pinturas, desenhos, esculturas e gravuras. A maioria deles é inédita no Brasil —apenas cinco coincidem com o recorte exibido pela Oca em 2004.


Completam a exposição fotogramas de André Villers realizados a quatro mãos com o artista espanhol, fotografias de Dora Maar que mostram o processo de elaboração de "Guernica" e vídeos sobre os as obras e o processo criativo de Picasso.

A expografia prevê um percurso cronológico e temático. Chance de ver pinturas menos conhecidas, como "La Mort de Casagemas" (A morte de Casagemas), que dá início a sua melancólica fase azul.

Complexo Aché Cultural - r. Coropés, 88, Pinheiros, tel. 2245-1900. Ter. a dom.: 11h às 20h. Até 14/8. Livre. Ingr.: R$ 12 (grátis p/ menores de 10 anos e ter.). Ingr. p/ ingresse.com.

Entrevista
Emilia Phlippot, curadora do Museu Nacional Picasso-Paris

GUIA - Por quê essas obras eram especiais para Picasso?
Emilia Phlippot - São trabalhos mais íntimos ou que revelam passos importantes da sua trajetória — muitos processos, desenhos e estudos.

Qual foi sua ideia curatorial?
Queria trazer não apenas pinturas, mas outros suportes, como o desenho e a escultura. Mostrar o Picasso mais completo possível com a coleção do Museu Nacional Picasso-Paris.

O que você quer dizer com "Mão Erudita, Olho Selvagem"?
É uma forma de mostrar que há muitos Picassos [olho selvagem] e que o pintor tem um profundo conhecimento da técnica acadêmica [mão erudita]. Ele decide não usá-la, mas consegue criar com muita qualidade e liberdade porque tem um grande domínio da pintura.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais