Cearense que pintava o 'Nordeste corajoso' é homenageado em exposição

A partir de 12/6 (domingo), o Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-Faap) exibe a exposição individual “Raimundo Cela”.

São expostas cerca de 130 obras do artista cearense que dá nome à mostra.

Apresentadas de forma cronológica, elas destacam momentos diversos da sua trajetória artística.

“Cela retrata temas do Ceará”, comenta a curadora Denise Mattar. “Ele não pinta a seca e o agreste, mas sim o litoral, o cearense corajoso e jangadeiro”, completa.

Exemplo disso é a tela “A Virada” (1943), que traz homens fortes navegando num mar revolto.

Além de pinturas, a mostra exibe gravuras, desenhos, documentários e a gravação das cartas que Cela (1890-1954) trocou com seu pai.

Os trabalhos pertencem a instituições como o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará e o Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, além de coleções particulares.

Para a curadora, a ideia da mostra é apresentar Cela para os paulistanos, já que, segundo ela, o artista é pouco conhecido por aqui.

Vale ficar de olho em obras como “Último Diálogo de Sócrates” (1917), premiada no Salão Nacional de Belas Artes de 1917, e na reprodução do painel “Abolição” —o original foi criado em 1938 para o Palácio do Governo do Estado cearense e hoje encontra-se na Academia Cearense de Letras.

MAB-Faap - r. Alagoas, 903, Higienópolis, região central, tel. 3662-7232. Seg. e qua. a sex.: 10h às 19h. Sáb. e dom.: 10h às 18h. Abertura: 12/6. Até 24/7. Livre. GRÁTIS 

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais