Artes popular e naïf são abordadas em exposição no Sesc Itaquera

Mais de 40 obras de arte popular e de arte naïf podem ser vistas na mostra “Eu Vi Uma História: Arte e Narrativa Popular no Acervo Sesc de Arte Brasileira”, que fica em cartaz a partir deste sábado (16) no Sesc Itaquera.

O projeto nasceu em 2013, quando as curadoras Valquíria Prates e Marcela Tiboni se debruçaram sobre os mais de mil itens do Acervo Sesc de Arte Brasileira para fazer a seleção das peças.

“Percebemos que em ambas as artes [popular e naïf] há um desejo dos artistas de contarem histórias”, comenta Marcela Tiboni.

Para ela, o principal anseio é que a exposição —que já passou por Santos, Taubaté e São Caetano— possa estabelecer relações de proximidade com o público.

“Questões como ‘por que o artista fez isso’ são substituídas por ‘puxa, na cidade dos meus pais era assim’”, diz.

Assim, além de exibir as “geringonças” (espécie de máquinas com figuras artesanais) de Mestre Molina e as gravuras de J.Borges e J.Miguel, a mostra contempla estações: em uma, por exemplo, será possível enviar cartões postais a amigos e familiares, em outra, vai dar para construir personagens.

“O artista faz parte de uma grande contação de história. Assim, o público também se torna um artista em potencial, por ter a capacidade de criar”, afirma Tiboni.

Sesc Itaquera - av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1.000, Parque do Carmo, região leste, tel. 2523-9200. Qua. a dom.: 9h às 17h. Abertura: 16/7. Até 18/12. Livre. Estac. (R$ 10 e R$ 20).GRÁTIS. Saiba mais

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais