Salão dos Artistas Sem Galeria tem mostras em dois endereços de SP

Com a proposta de divulgar o trabalho de artistas que não têm representação comercial, o Salão dos Artistas Sem Galeria chega à 8ª edição.

Promovida pelo Mapa das Artes, publicação de artes visuais, a mostra exibe o trabalho de dez artistas selecionados por um júri em SP, Belo Horizonte, Goiânia e Rio. Por aqui, a Zipper e a Sancovsky expõem as obras até março. 

Galeria Sancovsky - Pça. Benedito Calixto, 103, tel.: 3086-0784. Seg. a sex.: 10h às 19h. Sáb.: 10h às 17h. Até 4/3. GRÁTIS

Zipper Galeria - R. Estados Unidos 1.494, tel.: 4306-4306. Seg. a sex.: 10h às 19h. Sáb.: 11h às 17h. Abertura 17/1. Até 4/3. GRÁTIS


CONHEÇA OS ARTISTAS
O "Guia" conversou com três artistas que participam da mostra

Cesare Pergola, 61 anos
Formado em arquitetura, nasceu na Itália e vive no Brasil desde 2009. Não é representado por galerias, mas já expôs no CCSP, no Museu Afro Brasil e na Casa Contemporânea. Há dois pontos fundamentais no meu trabalho: o erotismo e a utilização do espaço, diz. No Salão, exibe uma série de colagens que tem o funk como ponto de partida, além de projeções, fotos e um cocar feito com tubos de néon.

O funk é tema de colagens de Cesare Pergola
O funk é tema de colagens de Cesare Pergola - Divulgação

Gunga Guerra, 46 anos
Temas atuais, como manifestações e a crise dos refugiados, aparecem nas telas do moçambicano que deixou a terra natal nos anos 1970 para viver no Brasil. Morador de Niterói, no Rio, ele apresenta cinco pinturas nas quais animais e humanos se confrontam, como em "Briga de Galo". Faz parte de um resgate do meu passado e de uma mistura das culturas africana e brasileira, diz.

“Briga de Galo”, de Gunga Guerra
“Briga de Galo”, de Gunga Guerra - Divulgação

Juliano Moraes, 44 anos
O goiano queria ser artista desde criança, quando começou a desenhar. Apesar de transitar por diversos formatos, como instalação e escultura, nos últimos tempos tem trabalhado mais com desenho. A série que apresento no Salão surgiu de uma brincadeira com materiais do meu ateliê, conta. Gelatinas, folhas de imbuia e aquarelas misturam-se nas composições. Já exibiu seu trabalho em locais como a Casa das Rosas e o CCSP.

Desenho feito com materiais do ateliê do artista Juliano Moraes
Desenho feito com materiais do ateliê do artista Juliano Moraes - Divulgação


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais