23/10/2009 - 10h07

"O Pequeno Príncipe" e Exupéry aventureiro estão na Oca, em SP

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

CLÁUDIA IZUMI
colaboração para a Folha Online

Rafael Hupsel/Folha Imagem
Instalação da mostra "O Pequeno Príncipe na Oca", no Ibirapuera, que abre amanhã ao público
Ala mostra como seria os planetas que o Pequeno Príncipe visitou na história do livro

Uma construção com proporções gigantescas como a Oca, no parque do Ibirapuera (região sul da cidade de São Paulo), já incita uma expectativa cada vez que um novo evento é anunciado. Qual a surpresa, então, da exposição "O Pequeno Príncipe na Oca", inaugurada na última quinta-feira (22) como parte das comemorações do Ano da França no Brasil?

A resposta: duas exposições gigantescas em um mesmo local --uma sobre o livro infantil e a outra sobre o escritor Antoine de Saint-Exupéry.

A esses dois temas, foram dedicados 10 mil m2 da Oca. Uma parte para recriar a fantasia desse mundo habitado pelo principezinho que diverte crianças e adultos há 66 anos. Outra para contar a vida de seu criador --esse sim um grande aventureiro.

Aviador, Exupéry viveu na Mauritânia, onde fez amizades com tribos nômades e conviveu com eles. Ele também gravou imagens durante suas viagens, com o sonho de produzir filmes --entre eles, "Igor", que seria ambientado no Brasil, mas nunca deixou de ser somente uma ideia.

Divulgação
Exposicao "O Pequeno Príncipe na Oca", cena relacionada à vida de Exupéry
Avião simula acidente do escritor Exupéry, que forneceu inspiração para a sua obra máxima

Depois, abandonou o conforto quando morava nos Estados Unidos para participar da Segunda Guerra. E até passagem pelo Brasil o escritor registrou. Mas não é só. Exupéry sobreviveu a um acidente, em 1935, quando planejava ganhar uma bolada em dinheiro por cumprir a rota França-Saigon, em uma corrida aérea, mas seu avião se desviou do caminho e acabou caindo no deserto libanês. Esse último episódio gerou a inspiração para a obra "O Pequeno Príncipe".

Na ala dedicada ao pequeno personagem de cabelos desgrenhados, as crianças terão diversão à vontade pelo modo como a exposição foi montada. Há vários espaços temáticos, que remetem ao livro, para serem percorridos. Os pais, provavelmente, sairão com vontade de relembrar e reler a história com seus filhos.

Com material inédito até mesmo na França, a cenografia assinada por nomes importantes do meio --Daniela Thomas e Felipe Tassara-- também reserva momentos de pura fantasia em dois andares inteiros da Oca.

Como a orientação que os visitantes recebem logo ao entrar na mostra, a sugestão que fica é: siga as estrelas da exposição e deixe-se conduzir ao mundo único do Pequeno Príncipe e de seu criador.

A exposição só termina em 20 de dezembro. Visitas monitoradas e agendamento escolar são feitas pelo telefone 0/xx/11/3883-9090 ou pelo e-mail: atendimento@divertecultural.com.br.

Oca - parque do Ibirapuera, av. Pedro Álvares Cabral, s/ nº, Ibirapuera, região sul, São Paulo, SP. S/ tel. Ter. a sex.: 9h às 19h. Sáb., dom. e feriados: 10h às 20h. Até 20/12/2010. Ingr.: R$ 18 (inteira), R$ 9 (meia-entrada) e grátis para menores de 3 anos, maiores de 60 anos, público especial e escolas públicas agendadas.

Avaliações de cinema, teatro e exposições
ótimoruim
bompéssimo
regular
Publicidade
O Homem Que Vendeu O Mundo + Camisa Promocional

O Homem Que Vendeu O Mundo + Camisa Promocional

Peter Doggett

Comprar

Coleção Broadway (DVD)

Coleção Broadway (DVD)

Vários

Comprar

Conta Outra Vez

Conta Outra Vez

Monteiro Lobato

Comprar

Samba Meu (DVD)

Samba Meu (DVD)

Maria Rita

Comprar

Martha Medeiros - Coleção Crônica (3 Vols.)

Martha Medeiros - Coleção Crônica (3 Vols.)

Martha Medeiros

Comprar