23/10/2009 - 10h07

"O Pequeno Príncipe" e Exupéry aventureiro estão na Oca, em SP

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

CLÁUDIA IZUMI
colaboração para a Folha Online

Rafael Hupsel/Folha Imagem
Instalação da mostra "O Pequeno Príncipe na Oca", no Ibirapuera, que abre amanhã ao público
Ala mostra como seria os planetas que o Pequeno Príncipe visitou na história do livro

Uma construção com proporções gigantescas como a Oca, no parque do Ibirapuera (região sul da cidade de São Paulo), já incita uma expectativa cada vez que um novo evento é anunciado. Qual a surpresa, então, da exposição "O Pequeno Príncipe na Oca", inaugurada na última quinta-feira (22) como parte das comemorações do Ano da França no Brasil?

A resposta: duas exposições gigantescas em um mesmo local --uma sobre o livro infantil e a outra sobre o escritor Antoine de Saint-Exupéry.

A esses dois temas, foram dedicados 10 mil m2 da Oca. Uma parte para recriar a fantasia desse mundo habitado pelo principezinho que diverte crianças e adultos há 66 anos. Outra para contar a vida de seu criador --esse sim um grande aventureiro.

Aviador, Exupéry viveu na Mauritânia, onde fez amizades com tribos nômades e conviveu com eles. Ele também gravou imagens durante suas viagens, com o sonho de produzir filmes --entre eles, "Igor", que seria ambientado no Brasil, mas nunca deixou de ser somente uma ideia.

Divulgação
Exposicao "O Pequeno Príncipe na Oca", cena relacionada à vida de Exupéry
Avião simula acidente do escritor Exupéry, que forneceu inspiração para a sua obra máxima

Depois, abandonou o conforto quando morava nos Estados Unidos para participar da Segunda Guerra. E até passagem pelo Brasil o escritor registrou. Mas não é só. Exupéry sobreviveu a um acidente, em 1935, quando planejava ganhar uma bolada em dinheiro por cumprir a rota França-Saigon, em uma corrida aérea, mas seu avião se desviou do caminho e acabou caindo no deserto libanês. Esse último episódio gerou a inspiração para a obra "O Pequeno Príncipe".

Na ala dedicada ao pequeno personagem de cabelos desgrenhados, as crianças terão diversão à vontade pelo modo como a exposição foi montada. Há vários espaços temáticos, que remetem ao livro, para serem percorridos. Os pais, provavelmente, sairão com vontade de relembrar e reler a história com seus filhos.

Com material inédito até mesmo na França, a cenografia assinada por nomes importantes do meio --Daniela Thomas e Felipe Tassara-- também reserva momentos de pura fantasia em dois andares inteiros da Oca.

Como a orientação que os visitantes recebem logo ao entrar na mostra, a sugestão que fica é: siga as estrelas da exposição e deixe-se conduzir ao mundo único do Pequeno Príncipe e de seu criador.

A exposição só termina em 20 de dezembro. Visitas monitoradas e agendamento escolar são feitas pelo telefone 0/xx/11/3883-9090 ou pelo e-mail: atendimento@divertecultural.com.br.

Oca - parque do Ibirapuera, av. Pedro Álvares Cabral, s/ nº, Ibirapuera, região sul, São Paulo, SP. S/ tel. Ter. a sex.: 9h às 19h. Sáb., dom. e feriados: 10h às 20h. Até 20/12/2010. Ingr.: R$ 18 (inteira), R$ 9 (meia-entrada) e grátis para menores de 3 anos, maiores de 60 anos, público especial e escolas públicas agendadas.

Avaliações de cinema, teatro e exposições
ótimoruim
bompéssimo
regular
Publicidade
Emília

Emília

Socorro Acioli

Comprar

Castelo Rá Tim Bum (CD)

Castelo Rá Tim Bum (CD)

Vários

Comprar

Box - Diário de Um Banana (7 Vols.)

Box - Diário de Um Banana (7 Vols.)

Jeff Kinney

Comprar

Box - História do Brasil Nação: 1808-2010 (5 Vols.)

Box - História do Brasil Nação: 1808-2010 (5 Vols.)

Lilia Moritz Schwarcz (Org.)

Comprar

Galinha Pintadinha 4 (DVD)

Galinha Pintadinha 4 (DVD)

DVD

Comprar