Doceria na região da Paulista aposta em pastéis de nata assados na hora

"Tudo o que é bom dura o tempo necessário para ser inesquecível", frase de Fernando Pessoa, estampa a parede da Manteigaria Lisboa, inaugurada no último dia 10 na região da avenida Paulista.

Pois ali, esse tempo não passa de minutos. Montada para servir (rapidamente) quem vai e vem pela rua Padre João Manuel, a nova doceria não tem mesas nem cadeiras para acomodar a clientela.

Crédito: Marcelo Navarro/Divulgação Recheio dos pastéis típicos portugueses leva (basicamente) nata, ovos, manteiga e açúcar
Recheio dos pastéis típicos portugueses leva (basicamente) nata, ovos, manteiga e açúcar

Conta com um balcão apenas, onde clientes comem em pé mesmo o pastel de nata (R$ 5) recém-saído do forno —especialidade (e única opção) do cardápio da casa.

Para acompanhar o doce português, também chamado de pastel de Belém, há café, dose de licor e vinho do Porto.

As fornadas saem durante todo o dia -e são anunciadas pelos badalos de um sino instalado à porta. A receita é do chef português Duval Pestana.

Quem passa sempre por ali parece já ter se acostumado com o esquema. "Está quentinho?", perguntou um pedestre. Ao que a atendente disse que sim, ele sacou o dinheiro do bolso, pegou o pastel e seguiu andando. Mordeu, e não olhou para trás.

Em tempo: há uma doceria homônima em Portugal com especialidade e funcionamento idênticos -até o sino se repete. As marcas (a paulistana e a lisboeta), porém, não têm ligação.

Manteigaria Lisboa - r. Pe. João Manuel, 37, Cerqueira César, região oeste, tel.: 3032-2229. Seg. a sáb.: 7h30 às 22h. Dom.: 10h às 18h.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais