De ceviche à tapioca, confira atrações gastronômicas em mercadões da cidade

O Mercado Municipal de São Paulo (ou Mercadão para os íntimos) virou ponto turístico da cidade tamanha a oferta de atrações.

Além dos itens de hortifruti, açougue, peixaria e empório (nacionais e importados) reunidos num só espaço, conta também com restaurantes e lanchonetes que oferecem quitutes com a cara da cidade.

Na cola do Mercadão, outros locais da cidade também oferecem múltiplas atrações gastronômicas, caso do Mercado de Pinheiros, que além da Comedoria Gonzales, com os ceviches de Checho, agora conta com o Mocotó Café, tocado pelo chef Rodrigo Oliveira.

Veja abaixo algumas desses endereços e aproveite para comprar itens para a ceia de Réveillon ou passear nas férias.


Mercado de Pinheiros
As bancas do Mercado Municipal contemplam itens de hortifruti, peixaria e açougue, mas o local também destaca outros atrativos gastronômicos. À semelhança do Mercadão, que ostenta os famosos sanduíche de mortadela e pastel de bacalhau, o espaço em Pinheiros atrai público em busca dos ceviches do chef Checho Gonzales (na Comedoria Gonzales) e dos quitutes nordestinos de Rodrigo Oliveira (no recém-aberto Mocotó Café; leia ao lado). Outros quatro boxes devem inaugurar em janeiro de 2016, tocados pelo Instituto ATÁ em parceria com a Prefeitura —serão empórios especializados em produtos de quatro biomas brasileiros: Amazônia, Mata Atlântica, cerrado e pampas.

Mercado Municipal Engeheiro João Pedro de Carvalho Neto - r. Pedro Cristi, 89, Pinheiros, região oeste, tel. 3032-3551. Seg. a sáb.: 8h às 18h.

Mocotó Café
Sob a batuta do chef Rodrigo Oliveira (do Mocotó), o café fez sua estreia no Mercado de Pinheiros no início deste mês —é o primeiro dos cinco boxes do Instituto ATÁ que devem inaugurar por lá. O cardápio apresentas receitas do sertão nordestino, especialidade de Oliveira, e a cozinha é tocada pelo chef Alex Gomes no dia a dia. Logo cedinho, serve café sertanejo, com direito à tapioca e cuscuz de milho. No almoço, entram em cena clássicos do restaurante da Vila Medeiros, como a porção de dadinhos de tapioca (R$ 15), o baião de dois (R$ 19) e o sorvete de rapadura. O cafezinho é por conta da casa. Acomode-se no balcão ou nas mesas do próprio mercado. Em tempo: o espaço ainda opera em soft-opening; podem ocorrer mudanças no cardápio e na operação.

Mercado Municipal Engenheiro João Pedro de Carvalho Neto - r. Pedro Cristi, 89, Pinheiros, tel. 3032-3551. Seg. a sáb.: 8h às 18h


Casa Santa Luzia
Neste mercado-chique (em operação desde 1926), produtos do dia a dia dividem espaço com ingredientes especiais —como temperos, cortes de carne, laticínios, azeites, embutidos, queijos e frutas secas— difíceis de encontrar em outros endereços na cidade. De alta qualidade, alguns itens são, inclusive, de importação própria, como certos rótulos de vinho. Conta com padaria, confeitaria e cafeteria anexas.

Al. Lorena, 1.471, Jardim Paulista, região oeste, tel. 3897-5000. Seg. a sáb.: 8h às 20h45.


Mercadão
No centro da cidade, o Mercado Municipal Paulistano está instalado num imponente prédio da década de 1920 –repare na arquitetura e nos vitrais. Em 276 boxes, são vendidas verduras, frutas (algumas importadas), carnes, pescados, especiarias e itens de empório, como queijos e azeites. Uma vez ali, reserve um tempinho para provar o famoso pastel de bacalhau e o caprichado sanduíche de mortadela no Bar no Mané.

R. da Cantareira, 306, Centro, tel. 3313-3365. Seg. a sáb.: 6h às 18h. Dom.: 6h às 16h. Dia 1º: fechado.


Eataly
Os três andares do megaempório abrigam quase 4.000 produtos –entre itens importados (muitos com exclusividade) e regionais brasileiros, que foram selecionados com a ajuda do Slow Food. Lá dentro, também operam açougue, peixaria, cafeteria, confeitaria, sorveteria e mais sete restaurantes. De origem italiana, chegou ao Brasil neste ano —há outras 27 lojas espalhadas pelo mundo.

Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1.489, Vila Nova Conceição, tel. 3279-3300. Seg. a qui. e dom.: 8h às 23h. Sex. e sáb.: 8h às 24h.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais