Confira 20 filmes indicados ao Oscar para assistir nesta terça de Carnaval

Cinema é opção para quem quer fugir da folia dos blocos de rua

São Paulo

Confira filmes indicações ao Oscar para assistir em São Paulo nesta terça (13).

Artista do Desastre
Inspirado no livro homônimo de Greg Sestero, o filme conta os bastidores da produção do longa "The  Room" (2003), de Tommy Wiseau, considerado o pior da história. Na trama, Greg e Tommy se conhecem em uma aula de atuação e resolvem ir para Hollywood fazer uma produção cinematográfica. James Franco, que vive o protagonista, venceu o Globo de Ouro de melhor ator de comédia. Concorre ao Oscar de roteiro adaptado.
Veja salas e horários de exibição.

Com Amor, Van Gogh
Na animação, feita com pinturas a óleo que recriam as obras do artista holandês, um jovem vai até a cidade onde morreu o pintor Vincent van Gogh para entregar uma carta que o artista escreveu para o irmão. Lá, inicia uma investigação para decifrar se o pintor realmente se matou. Indicado ao Oscar de melhor animação.
Veja salas e horários de exibição.

Corpo e Alma
Mária, a nova funcionária de um abatedouro, é uma mulher solitária e com dificuldades de socialização. No trabalho, ela conhece Endre, um dos chefes do lugar, mais velho do que ela. Durante a investigação de uma conduta irregular de um dos funcionários, eles descobrem compartilhar coisas muito íntimas. Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.
Veja salas e horários de exibição.

O Destino de Uma Nação
Baseado em fatos reais e na obra homônima de Anthony  McCarten, o longa se passa durante a Segunda Guerra Mundial, quando Winston Churchill assume o posto de primeiro-ministro britânico e tem a missão de decidir se o Reino Unido deve fazer um acordo ou continuar lutando contra os nazistas. Recebeu seis indicações ao Oscar, incluindo filme, ator (Gary Oldman) e fotografia.
Veja salas e horários de exibição.

Dunkirk
O longa é baseado na operação que resgatou centenas de milhares de soldados das forças aliadas em Dunquerque, cidade portuária no norte da França, durante a Segunda Guerra Mundial. Indicado a oito estatuetas: melhor filme, direção, fotografia, direção de arte, edição, trilha sonora, mixagem de som e edição de som.
Veja salas e horários de exibição.

Eu, Tonya
Baseado em fatos reais, o longa narra a história da ex-patinadora artística americana Tonya  Harding, que se destacou como uma das maiores atletas da categoria, mas que ficou conhecida por planejar um ataque contra sua principal rival durante as Olimpíadas de Inverno de 1994. O longa recebeu três indicações ao Oscar: melhor atriz (Margot Robbie), atriz coadjuvante (Allison  Janney) e edição.
Veja salas e horários de exibição.

Extraordinário
Baseado no best-seller homônimo da escritora americana R. J. Palacio, o longa narra a história de Auggie  Pullman, um garoto que nasceu com uma deformação facial e que até os dez anos não havia frequentado uma escola regular. Quando ele chega ao quinto ano e entra no colégio, terá de enfrentar o desafio de ser aceito pelos novos colegas. Indicado ao Oscar de maquiagem.
Veja salas e horários de exibição.

A Forma da Água
Durante a Guerra Fria, os americanos capturam um monstro aquático e o levam para um laboratório, onde é mantido em cativeiro. Ali, ele é descoberto por uma faxineira muda (Sally  Hawkins) que acaba se apegando ao ser fantástico. O longa recebeu 13 indicações ao Oscar, incluindo diretor, atriz (Hawkins) e fotografia.
Veja salas e horários de exibição.

O Insulto
Quando Toni, um libanês cristão, rega as plantas de sua varanda, acaba molhando Yasser, um refugiado palestino. Este se sente ofendido e as trocas de insultos entre a dupla passam a ser diárias. Os dois acabam no tribunal. O longa libanês concorre ao Oscar de melhor filme estrangeiro.
Veja salas e horários de exibição.

Me Chame Pelo Seu Nome
Baseado no livro homônino de André Aciman, o longa se passa em 1983 e conta a história de Elio, um garoto de 17 anos que vive com os pais em uma vila no norte da Itália. Quando um estudante de pós-graduação americano chega para passar uma temporada como assistente de seu pai, os dois acabam se envolvendo. Recebeu quatro indicações ao Oscar: melhor filme, ator, roteiro adaptado e canção.
Veja salas e horários de exibição.

The Post - A Guerra Secreta
Baseado em fatos reais, o longa, ambientado nos anos 1970, narra o episódio em que o jornal americano The Washington Post, então comandado por uma mulher, decidiu publicar documentos que continham informações militares sigilosas sobre as ações dos EUA na Guerra do Vietnã. O longa levou duas indicações ao Oscar: melhor filme e melhor atriz (Meryl Streep).
Veja salas e horários de exibição.

O Rei do Show
Inspirado em fatos reais, o musical narra a história de P.T. Barnum (1810-1891), showman americano fundador de um renomado circo que exibia tipos bizarros e animais exóticos. Indicado ao Oscar de melhor canção.
Veja salas e horários de exibição.

Sem Amor
Quando um casal se divorcia, o homem assume o relacionamento com uma nova namorada, que fica grávida. A mulher arranja um parceiro rico e os dois passam a não dar atenção ao filho, até ele desaparecer misteriosamente. O longa russo concorre ao Oscar de melhor filme estrangeiro.
Veja salas e horários de exibição.

The Square - A Arte da Discórdia
Um curador de arte tenta promover uma nova exposição no museu que dirige, em Estocolmo, enquanto precisa lidar com o roubo de sua carteira e de seu celular. Vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes. Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.
Veja salas e horários de exibição.

Todo o Dinheiro do Mundo
Com direção de Ridley  Scott ("Gladiador"), o longa é inspirado na história real do sequestro do adolescente John Paul Getty 3º, na Itália, em 1973. Desesperada, a mãe tenta convencer o avô do garoto, o bilionário magnata americano do petróleo John Paul Getty, a pagar o resgate. Indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante (Christopher  Plummer).
Veja salas e horários de exibição.

Três Anúncios para um Crime
Meses depois do assassinato de sua filha, uma mulher resolve alugar três outdoors com mensagens dirigidas ao chefe da polícia da cidade cobrando uma solução para o crime. Indicado a sete estatuetas do Oscar, incluindo melhor filme, atriz (Frances McDormand) e ator coadjuvante (Sam Rockwell e Woody Harrelson).
Veja salas e horários de exibição.

O Touro Ferdinando
Na animação, Ferdinando é um touro calmo e tranquilo. Por ser grande e forte, ele é confundido com um animal perigoso e acaba sendo capturado para participar de touradas em Madri. Indicado ao Oscar de melhor animação.
Veja salas e horários de exibição.

Uma Mulher Fantástica
Uma cantora transexual que trabalha como garçonete em um café em Santiago tem de enfrentar o preconceito e a fúria da família do namorado após sua morte. Vencedor do Urso de Prata de roteiro e do Prêmio Teddy no Festival de Berlim. Concorre ao Oscar de melhor filme estrangeiro.
Veja salas e horários de exibição.

Visages, Villages
O documentário, premiado no Festival de Cannes, mostra a viagem da cineasta Agnès Varda, uma das precursoras da nouvelle vague, e do artista JR, conhecido por instalar retratos gigantescos de pessoas anônimas em paredes e muros, pelo interior da França. O longa concorre ao Oscar de melhor documentário.
Veja salas e horários de exibição.

Viva - A Vida É uma Festa
Inspirada no feriado mexicano do Dia dos Mortos, a animação conta a história de Miguel, um garoto que sonha em ser músico. Sem o apoio da família, ele resolve ir atrás de seu ídolo, um cantor lendário, na terra dos mortos. Concorre a duas estatuetas do Oscar: melhor animação e canção.
Veja salas e horários de exibição.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais