Escritores indicam cafés, parques e bons locais para ler em SP

Marcelino Freire é de Pernambuco, mas mora em São Paulo desde 1991. Já Fabrício Carpinejar fica na cidade sempre aos domingos e às segundas, e o resto dos dias passa em Porto Alegre.

E eles têm ótimas dicas para quem quer um lugar tranquilo para ler fora de casa. Abaixo, veja as sugestões dos escritores --e aproveite para seguir as dicas:

Siga o Guia no Twitter
Curta a página do Guia no Facebook
Shopping exibe réplicas de vestidos luxuosos do Oscar
Público brinca com videogames antigos e modernos
Participantes do "Mulheres Ricas" indicam programas chiques

Crédito: Caio Guatelli/Folhapress Área de leitura da biblioteca Alceu Amoroso Lima (foto), indicada por Marcelino Freire para quem quer sossego


MARCELINO FREIRE
Criador da Balada Literária, evento que reúne escritores nacionais e internacionais em uma série de atividades em SP, desde 2006, Marcelino é autor de "Contos Negreiros" (Record, 2005) e organizador da antologia "Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século" (Ateliê). Seu último livro é "Amar É Crime" (Edith), de contos, lançado em julho de 2011.

Crédito: Rodrigo Capote - 28.jun.11/Folhapress
Marcelino Freire (foto), que mora desde 1991 em São Paulo, indica o Bar do Salim e o N'o Café como bons locais para quem deseja ler

N'o Café
"Bom para ler o jornal, um livro, uma revista. Enquanto olha-se para os cachorros da rua. Lá, sempre fico na paz do primeiro andar. Longe dos cachorros."
Informe-se sobre o local

Bar do Salim
"Um boteco bem simpático que fica à Rua Mourato Coelho, 188. É tranquilo, tem cerveja gelada. E tem a dona Najla, mãe do Salim, que às vezes, de cortesia, me traz uns petiscos libaneses, entre uma leitura e outra. Maravilha!"
Informe-se sobre o local

Biblioteca Alceu Amoroso Lima
"Lá, quando estou ali pela praça Benedito Calixto, dou uma passada. Para relaxar no espaço. Faz tempo que não vou. Mas indico a quem quiser um pouco de paz sem precisar ir ao cemitério que fica ao lado. A biblioteca é a primeira em São Paulo temática de poesia. Tudo de poesia está lá."
Informe-se sobre o local

Praça Pôr do Sol
"É lugar para ir e ver a vista, ver o cair da tarde, e ler, sobretudo, o livro 'Os Dias Lindos', de Carlos Drummond de Andrade. Dias lindos que o poeta diz acontecerem em abril, 'nessa curva do mês que descamba para a segunda metade [...] Discretos, silenciosos, chegaram os dias lindos'. A praça do Pôr doSol é tradução perfeita disto."
Informe-se sobre o local


FABRÍCIO CARPINEJAR
Vencedor do Prêmio Jabuti em 2009, na categoria Contos e Crônicas, pelo livro "Canalha!", Fabrício é poeta, cronista e autor de "Mulher Perdigueira" e "Borralheiro", seu último lançamento, de 2011, entre outros.

Linha de trólebus 408 A (Machado de Assis/Cardoso de Almeida)
"Um passeio pelo Centro de São Paulo. O transporte tem o ritmo perfeito para leitura: lento e reflexivo. A paisagem ainda serve como ilustração nanquim das histórias folheadas."

Crédito: Alexia Santi - 2.dez.08/Folhapress
Para Fabrício Carpinejar (foto), que passa dois dias por semana em SP, o café do Espaço Unibanco é o lugar mais zen da rua Augusta

Café do Espaço Unibanco (Salas 4 e 5)
"Afora a abertura das sessões, é o lugar mais zen da Augusta."
Veja programação do local

A padaria da esquina
"São Paulo tem padarias em todo canto, gosto de ler fazendo bigode com vitamina de abacate e croissants de queijo na chapa."

Parque Mario Covas
"Um espaço com sombras e bancos na Paulista."

Avenida Paulista, 1.853, centro, São Paulo, SP.

Centro Cultural São Paulo
"Para ficar lendo no meio de outros jovens, e rejuvenescer um pouco. Favor usar o I-Pad."
Informe-se sobre o local

Parque Burle Marx
"O mais tranquilo da cidade. Ninguém me interrompe."
Informe-se sobre o local

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais