Roteiro traz 20 atrações gratuitas para curtir neste fim de semana

Exposição com obras impressionistas, parques, peça com Maria Luisa Mendonça e Bourbon Street Fest na rua são algumas das boas atrações para curtir na cidade de São Paulo sem gastar nada. Veja, abaixo, 20 atrações gratuitas e programe seu fim de semana:

Crédito: Patricia Kaufmann/Divulgação Mostra "Sombra Negra", de Patricia Kaufmann, utiliza 25 fotos da boneca Barbie (foto) para discutir o mito da beleza "de plástico"


CRIANÇAS

Eu, Lobato
A exposição retrata a vida de Monteiro Lobato. Conta com painéis biográficos, objetos de uso pessoal do escritor e livros escritos e editados por ele.
Informe-se sobre o local

Pinóquio - Uma Bela Arte
Idealizada pela artista Vera Uberti, a mostra faz uma homenagem ao clássico infantil e apresenta um percurso de nove instalações artísticas desenvolvidas por artistas nacionais e internacionais. A programação inclui, ainda, espetáculos de teatro, contação de histórias, oficinas e atividades lúdicas.
Informe-se sobre o local


EXPOSIÇÕES

FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica
Entre os destaques da 13ª edição do File, está a instalação interativa "Túnel", dos brasileiros Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti. Destaque também para a obra "Petrovsky Flux", da artista Heidi Foster. Esse trabalho de arte digital foi feito dentro do jogo virtual "Second Life".
Informe-se sobre o local

Impressionismo: Paris e a Modernidade
O CCBB abriga a exposição com 85 obras impressionistas vindas do Museu D'Orsay, na capital francesa. Cores intensas, pinceladas soltas e figuras cotidianas podem ser vistas nas pinturas de 42 artistas, que se preocupavam também em destacar as variações da luz em uma mesma paisagem. Entre eles está Monet e Degas.
Informe-se sobre o local

Crédito: Divulgação Exposição "Joias Crioulas" reúne 45 peças (foto), que pertenceram a mulheres negras alforriadas ou escravas

Joias Crioulas
Os adornos integram o acervo de 3.175 trabalhos do Museu Carlos Costa Pinto, em Salvador (BA). As 45 joias em exibição, que pertenceram a mulheres negras alforriadas ou escravas dos séculos 18 e 19, eram confeccionadas em ouro, prata e decoradas com pequenas pedras.
Informe-se sobre o local

Sombra Negra
Patricia Kaufmann utiliza 25 fotografias da Barbie, em preto e branco, para discutir o mito da beleza e colocar em questão: é uma boneca ou uma mulher?
Informe-se sobre o local


PASSEIOS

Feira de Artes, Cultura e Lazer da Benedito Calixto
A feira acomoda cerca de 320 expositores, a maioria de móveis e utensílios domésticos antigos, além de outras raridades, como vinis, selos e moedas. Outros projetos que acontecem entre as barracas são o Chorinho na Praça, todos os sábados das 14h30 às 18h30, e o Autor na Praça, quinzenalmente, a partir das 14h, com lançamentos de livros, debates e distribuição de autógrafos.
Informe-se sobre o local

86ª Festa de Nossa Senhora Achiropita
A tradicional festa de rua do Bexiga tem nas comidas o seu ponto forte. São 30 barracas que servem, além da famosa fogaça, macarrão, pizza, antepastos, polenta e doces típicos. Há opção de degustar o jantar na cantina, onde ocorrem apresentações de música italiana ao vivo diariamente.
Informe-se sobre o local

Crédito: Flávio Florido/Folhapress Imagem da Praça do Pôr do Sol (foto), em Alto de Pinheiros, que oferece linda vista

Parque Burle Marx
O tranquilo parque, idealizado pelo paisagista Roberto Burle Marx, conta com um belo conjunto artístico, um lago e mata nativa. Amanhã (dia 15) o local recebe uma feria de agricultura limpa, com barraquinhas de produtos orgânicos cultivados na região sul da cidade
Informe-se sobre o local

Praça do Pôr do Sol
O nome já diz tudo. É durante o crepúsculo que o lugar recebe a maior leva de frequentadores. Alguns levam os cachorros para passear, outros chegam com o violão debaixo do braço. Pares de namorados ficam largados na grama esperando o sol se esconder atrás dos prédios.
Informe-se sobre o local


TEATRO

"A Falecida"
A trama de Nelson Rodrigues é centrada em Zumira (Maria Luisa Mendonça), mulher que, sabendo da morte próxima, busca uma maneira de conseguir pagar por um bom enterro.
Informe-se sobre o local

"Doroteia"
Três primas viúvas e castas recebem a visita de uma prima distante, uma linda mulher e ex-prostituta, que passará por provações para ser aceita pela família.
Informe-se sobre o local

"Romeu e Julieta"
O Grupo Galpão encena o espetáculo (encenado pela primeira vez em 1992) que marcou sua trajetória. Na rua, os atores interpretam o célebre drama shakespeariano, sobre o trágico amor de um jovem casal, em um diálogo com a cultura popular brasileira.
Informe-se sobre o local

Silly Cow
Encenada em inglês, a peça trata da jornalista Doris Wallis, que adora criticar celebridades. Seu hábito venenoso lhe rende um processo, movido por uma atriz a quem chamou de "gorda e canastrona".
Informe-se sobre o local

"Sua Incelença, Ricardo III"
O grupo potiguar Clowns de Shakespeare reconta o drama do bardo inglês --sobre as artimanhas criadas por um nobre contra a própria família para ascender ao trono-- em diálogo com a cultura popular nordestina.
Informe-se sobre o local


SHOWS

Crédito: Divulgação Preservation Hall Jazz Band (foto), destaque do 10º Bourbon Street Fest, que começa nesta sexta (10)

Bourbon Street Fest 2012
Dedicado a resgatar a música e a gastronomia de New Orleans, o festival chega à sua décima edição com a consagrada mescla entre shows no palco do Bourbon, na rua da casa e no parque do Ibirapuera, de graça. Neste ano, destaque para os grupos Playing for Change e Preservation Hall Jazz Band.
Informe-se sobre o local

Cidadão Instigado
Reconhecida referência da nova cena musical, o grupo cearense capitaneado por Fernando Catatau divulga seu álbum mais recente, "Uhuuu!", de 2009, mesclando influências diversas, do reggae à psicodelia semiprogressiva de Pink Floyd, passando, claro, pelo brega nacional.
Informe-se sobre o local

Gustavo Galo e Banda
Vocalista e compositor do grupo Trupe Chá de Boldo, Galo apresenta canções autorais e releituras de nomes como Itamar Assumpção amparado por banda que inclui o guitarrista e tecladista Zé Pi e o baixista Meno del Picchia.
Informe-se sobre o local

Rock na Vitrine
Parceria entre as galerias do Rock e Olido, o projeto reúne as bandas Daniel Belleza & Os Corações em Fúria, Cérebro Eletrônico (escalada para o próximo Tim Festival, em outubro) e Vampiros e Piratas
Informe-se sobre o local

Zeca Baleiro e Natiruts
O compositor maranhense Zeca Baleiro e a banda de reggae de Brasília animam a final do festival de música e novos talentos Yamaha Brazilian Beat.
Informe-se sobre o local

Acesse o site Catraca Livre para saber informações sobre eventos gratuitos ou populares.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais