Confira 21 programas para curtir neste domingo de eleições

Para a chamada festa da democracia --as eleições-- não tornar o domingo (dia 28) em um dia de obrigações, o "Guia" selecionou 22 eventos imperdíveis que ocorrem em São Paulo.

Confira, na lista abaixo, filmes cotados como ótimo pelos críticos da Folha, exposições que acabaram de abrir, shows únicos e encenações de textos que vão de Nelson Rodrigues a Shakespeare.

Crédito: Shirley Baker/Divulgação Exposição "Observadores: Fotógrafos da Cena Britânica desde 1930 até Hoje" está em cartaz na avenida Paulista, centro de SP

ARTE

30ª Bienal de São Paulo - A Iminência das Poéticas
Chamada de "A Iminência das Poéticas", a trigésima edição reúne no pavilhão do parque Ibirapuera esculturas, instalações, objetos, vídeos e pinturas, entre outros trabalhos, de 111 artistas, alguns pouco conhecidos no mercado de arte.

Crédito: Divulgação

Observadores: Fotógrafos da Cena Britânica desde 1930 até Hoje
A mostra faz um recorte da produção fotográfica que voltou seu olhar aos lugares e às pessoas da Grã-Bretanha. Em exibição estão 240 imagens de 36 fotógrafos. Entre eles, os britânicos Cecil Beaton, Derek Ridgers, Shirley Baker e o alemão Wolfgang Tillmans.

Planos de Fuga - Uma Exposição em Obras de fuga
Depois da mostra "Impressionismo", é a vez da produção contemporânea ocupar o espaço. Obras de Cildo Meireles, Rivane Neuenschwander, Cristiano Rennó, Robert Kinmont, entre outros, integram a coletiva.A curadoria, assinada por Rodrigo Moura e Jochen Volz, propõe discutir as relações entre arte e lugar. Também serão apresentadas instalações criadas especificamente para o edifício.


CINEMA

Crédito: Divulgação

36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
A capital paulista foi invadida por mais de 350 longas, exibidos em 28 espaços da cidade. Serão 1.300 sessões durante duas semanas (o evento termina em 1º/11, com sessão especial em 2/11. Entre os destaques, o festival traz retrospectivas dos diretores Andrei Tarkóvski, Sergei Loznitsa e Minoru Shibuyia, além de clássicos como "Nosferatu" e "Lawrace da Arábia" em cópias restauradas. Filmes inédicos de Abbas Kiarostami, Miguel Gomes e Thomas Vinterberg também estão na seleção deste ano.

"Cara ou Coroa"
O longa conta a trajetória de dois irmãos, Getulio e João Pedro, envolvidos com o meio teatral da cidade em que vivem, no inverno de 1971.

"Cosmópolis"
Eric é um jovem rico que precisa atravessar, em sua limusine, uma Nova York caótica --que se revela uma ameaça a seu império-- para cortar o cabelo.

"Os Infratores"
A história dos irmãos Bondurant, que vendiam uísque ilegalmente durante a Lei Seca nos EUA, na década de 1930.

"Procurando Nemo 3D"
Depois que seu filho é capturado em uma barreira de corais e levado para Sydney, um medroso peixe-palhaço sai em uma jornada para resgatá-lo.

"Tropicália"
No documentário, um dos maiores movimentos artísticos do Brasil ganha vida. Numa época em que a liberdade de expressão perdia força, Caetano Veloso e Gilberto Gil, entre outros artistas, criaram o tropicalismo.


MÚSICA

Crédito: Divulgação

RPM
Clássico do pop rock nacional desde o nascimento nos anos 1980, o grupo liderado por Paulo Ricardo apresenta novas canções, como "Muito Tudo", e sucessos antigos, como "Rádio Pirata" e "Olhar 43". Supla e João Suplicy, do Brothers of Brazil, completam a escalação da noite.

Concertos Matinais
A série de musicais que acontece na Sala São Paulo, que recebe diversos concertos com orquestras, grupos de câmara e outros instrumentistas nacionais e internacionais, tem entrada gratuita.


TEATRO

12 Homens e Uma Sentença
Adaptação para os palcos do clássico filme homônimo dos anos 1950, narra o impasse de 12 homens trancados numa claustrofóbica sala de júri. Está nas mãos deles a sorte de um jovem e, se houver um veredito unânime, o rapaz pode ser condenado à morte. A direção é de Eduardo Tolentino. do Grupo Tapa.

Cabaret
Em uma Alemanha cada vez mais simpatizante do nazismo, nos anos 1930, o musical mostra um cabaré onde a dançarina Sally Bowles encontra o escritor Cliff Bradshaw, vindo dos Estados Unidos. Eles mantêm relação diferente enquanto o clima no país começa a mudar. Sucesso da Broadway dos anos 1960, conta com mais de 20 atores no elenco, tendo à frente a estrela Claudia Raia e figurinos assinados por Fabio Namatame (de "Evita" e "O Mistério de Irma Vap"). Miguel Falabella fez a tradução do texto e a versão das músicas em português.

Crédito: Zé Carlos Barretta/Folhapress Claudia Raia em cena do musical "Cabaret", dirigido por José Possi Neto, que será encenado neste domingo (28)

A Casa Amarela
No monólogo, o ator Gero Camilo faz uma reflexão sobre o sonho de Van Gogh de fundar uma comunidade de artistas em Arles, no sul da França. Nessa casa, ao lado de Paul Gauguin, o pintor viveu uma época de intensa criatividade.

Hamlet
Com roupagem contemporânea e brasileira, a clássica tragédia mostra um príncipe (vivido por Thiago Lacerda) que, ouvindo o fantasma do falecido pai, decide vingar a sua morte. A direção é de Ron Daniels, diretor associado do grupo inglês Royal Shakespeare Company.

Luis Antonio - Gabriela
No documentário cênico, o diretor Nelson Baskerville retrata histórias de sua família do irmão mais velho, Luis Antonio (1953-2006), homossexual que desafiou as regras de uma família conservadora dos anos 1960 e partiu para a Espanha sob o pseudônimo de Gabriela. Na montagem, a luz é operada pelos atores dentro do palco. O espetáculo foi eleito o melhor de 2011 pela APCA.

Maria do Caritó
A peça de Newton Moreno (Prêmio Shell de Melhor Autor em 2004 por "Agreste" e, em 2007, por "As Centenárias") se passa em uma cidade do interior de Pernambuco, onde Maria, uma solteirona de quase 50 anos de idade interpretada por Lilia Cabral, tenta se casar. Os planos de Maria são atrapalhados, porém, por uma promessa feita por seu pai. Ela deve ficar solteira para sempre por ter sobrevivido a um parto difícil.

Priscilla, Rainha do Deserto - O Musical
Baseado no filme homônimo de 1994, o musical traz clássicos de divas pop (como Madonna e Cyndi Lauper) e conta as aventuras de Bernadette, Mitzi e Felicia, uma transexual e duas drag queens, que viajam em um ônibus pelo deserto australiano.

Terra de Santo
A companhia Os Fofos Encenam dá continuidade ao processo iniciado com as peças "Assombrações do Recife Velho" (2005) e "Memória da Cana" (2009), em que o grupo investigou a formação do Brasil por meio da história e da cultura do Nordeste brasileiro. Na nova montagem, o foco são as relações do país com a cana-de-açúcar.

Toda Nudez Será Castigada
A peça de Nelson Rodrigues traz os ingredientes característicos do autor: a revelação da hipocrisia burguesa, traições, tragédias e obsessões pela figura feminina. Em cena, Herculano é um viúvo, pertencente a uma família conservadora. Ele se apaixona pela prostituta Geni, que acaba por se envolver com seu filho, Serginho. Sob a direção do oitentão Antunes Filho, o CPT faz uma nova montagem de um clássico rodriguiano, que o crítico Sábato Magaldi classificou como uma tragédia carioca.

Tim Maia - Vale Tudo, o Musical
Em blocos temáticos, a peça conta a história do cantor Tim Maia, desde a infância no bairro carioca da Tijuca, passando pela formação da banda Vitória Régia. Integram o repertório do musical sucessos como "Vale Tudo", "Azul da Cor do Mar" e "Primavera".

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais