Museu da Imigração reabre com programação especial em SP

O Museu da Imigração será reinaugurado no sábado (31). Localizado na Mooca (zona leste de São Paulo), o museu esteve fechado desde o fim de 2010 para restauração. Nos meses de junho e julho, a entrada nas áreas de exposições será gratuita.

Fundado em 1887, o prédio que abriga o museu (e que hoje é tombado) era a Hospedaria do Brás, local que recebeu, até 1978, cerca de 2,5 milhões de imigrantes, de diversas nacionalidades, que chegavam ao Brasil.

É a primeira vez que a construção passa por restauração completa. No sábado, dia da inauguração, o museu recebe programação especial, com apresentações de música e de dança de comunidades de imigrantes. Às 17h, o cantor Arnaldo Antunes encerra as atividades do dia com um show.


O Museu da Imigração receberá exposições temporárias e de longa duração. Na reabertura, também será inaugurada a mostra "Migrar: Experiências, Memórias e Identidades", que ficará em cartaz por tempo indeterminado e é dividida em oito módulos.

Por meio de documentos, fotos e vídeos, a exposição recupera a história da imigração no Brasil (principalmente durante os séculos 19 e 20) e mostra que o hábito de mudança de países é um fenômeno permanente na história da humanidade.

A partir de agosto, o ingresso para a área das exposições custará R$ 6. No entanto, a entrada continuará gratuita para quem visitar outros ambientes do museu, como o jardim e a biblioteca.


VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA REINAUGURAÇÃO:

10h - Solenidade de abertura

10h30 - Inauguração da exposição "Migrar: Experiências, Memórias e Identidades"

11h30 - Música instrumental com Coletivo Roda Gigante

12h30 - Apresentações artísticas das comunidades imigrantes e de descendentes:
Rambynas - Grupo de Danças Folclóricas Lituanas
Grupo Folklorico Alma Guarani (de Portugal)
Associação Cultural Grupo Volga de Folclore Russo
Grupo de Danças Folclóricas Italianas Nostra Itália
Grupo Folclórico Cultural Kantuta (da Bolívia)

14h30 - Intervenção do Teatro de Narradores

15h30 - Tropical Digital - Coletivo de DJs - Ritmos latinoamericanos

17h - Show com Arnaldo Antunes

Informe-se sobre o local

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais