Nova ciclovia passa por ícones do centro de SP e exige atenção com cruzamentos

Inaugurada oficialmente nesta terça (1º), a ciclovia que vai do largo do Paissandu ao terminal Amaral Gurgel, no centro de SP, permite circular entre lugares históricos da cidade, como a praça da República, a estação da Luz, a praça Júlio Prestes e a igreja de Santa Ifigênia. Parte dela já havia sido aberta em junho.

Com 3,4 km de extensão, a via é pintada de vermelho e separada fisicamente dos carros. O "Guia" percorreu toda a sua extensão e encontrou tanto cruzamentos bem sinalizados quanto entroncamentos um pouco confusos, nos quais é preciso atenção para evitar acidentes.


Um deles é o encontro da av. Duque de Caxias com a Rio Branco. Como a ciclovia fica à esquerda, vários carros e ônibus a atravessam quando o farol abre. Situação parecida acontece no trecho da Duque de Caixas com a av. São João.

Perto da estação da Luz, na rua Mauá, há um semáforo especial para as bicicletas, mas os ônibus fazem a curva muito perto do local onde os ciclistas precisam esperar para fazer a travessia. A velocidade dos coletivos pode assustar.

O largo do Arouche também merece atenção: no trecho em que há uma bifurcação rumo ao terminal Amaral Gurgel, a sinalização é um pouco confusa.

Além do cuidado com os carros, é preciso atenção com os pedestres, que muitas vezes confundem a faixa especial com a calçada. No trajeto, foram vistos também carroceiros e carrinhos de ambulantes circulando pela ciclovia.

A via, com mão dupla, tem faixas capazes de receber uma bicicleta de cada vez. O trajeto, quase todo plano, passa ao lado de espaços culturais como o museu da Língua Portuguesa, a Sala São Paulo e o museu Estação Pinacoteca.

Procurada, a CET informou que a operação da ciclovia será observada nos próximos dias para avaliar a necessidade de eventuais ajustes e que novas faixas para bicicletas devem ser abertas nas próximas semanas. A prefeitura anunciou a meta de criar 400 km de ciclovias até o fim do ano que vem.

Trajeto completo: Pça da República, av. Vieira de Carvalho, largo do Arouche (há uma bifurcação que leva ao terminal Amaral Gurgel), av. São João, av. Duque de Caxias, r. Mauá, av. Cásper Líbero, R. Antonio de Godoi, lgo. do Paissandu

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais