Em homenagem a Niemeyer, Auditório Ibirapuera ganha nome do arquiteto

O Auditório Ibirapuera, projetado por Oscar Niemeyer nos anos 1950 e inaugurado em 2005 no parque Ibirapuera (zona sul de São Paulo), passa a se chamar Auditório Ibirapuera - Oscar Niemeyer.

A homenagem ao arquiteto carioca foi oficializada em decisão da Prefeitura de São Paulo publicada em 18 de julho no Diário Oficial.


Segundo Eduardo Saron, 40, diretor do Itaú Cultural, a ideia vai ao encontro de dois aniversários por vir: em agosto, o parque Ibirapuera faz 60 anos e, no mesmo mês, o Itaú Cultural completa três anos à frente da gestão do Auditório.

"A ministra [da Cultura] Marta [Suplicy] deu essa ideia à Milu Villela (presidente do Itaú Cultural) e ao Fernando Haddad há cerca de um ano", afirma Saron.

Ele destaca também a convergência entre a mudança e dois projetos em andamento: a digitalização do acervo do arquiteto, uma parceria entre Itaú Cultural e Fundação Niemeyer que já digitalizou 4.800 desenhos e croquis originais do acervo da fundação, e a exposição sobre o carioca em cartaz no Itaú Cultural até 27 de julho.

Questionado se acredita que o novo nome vai "pegar" junto ao público, Saron destacou que "O mais importante é que fique ainda mais perceptível para a sociedade e para a cidade que Niemeyer é o grande artista não só do Auditório, mas do parque Ibirapuera. Temos que dar o devido valor a quem ajudou a construir a cultura brasileira".

PALCO RELEVANTE

O Auditório Ibirapuera é um dos principais equipamentos culturais da capital paulista, cuja história remonta à década de 1950, quando o arquiteto Oscar Niemeyer o concebeu no projeto original do parque Ibirapuera. A construção foi alvo de intensa polêmica até o início das obras, em 2002, pois o conjunto arquitetônico do parque é tombado, o que gerou debates em diversas instâncias judiciais.


Com 7.000 metros quadrados de área construída, o local foi palco de diversos shows e concertos de música popular e erudita, além de abrigar espetáculos de dança, programações de cinema (que utilizam sua parte de trás como suporte para imensas projeções) e eventos, como o Grammy Latino de 2008. Neste fim de semana, por exemplo, os grupos Metá Metá e Passo Torto fazem show no local, no sábado (26).

O espaço também se converteu em ícone da arquitetura da capital paulista e polo de visitação turística na cidade.

Em concreto armado, o prédio tem a forma de um trapézio e gera ilusão de ótica dependendo do ângulo de observação. No interior do prédio, o palco de 28 metros se destaca. Com capacidade para 800 lugares e acústica esmerada, o ambiente também pode se abrir para o parque, possibilitando apresentações ao ar livre ou internas com vista para o verde do Ibirapuera.

Auditório Ibirapuera - Oscar Niemeyer. Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 2, parque Ibirapuera, Ibirapuera, São Paulo, SP. Tel.: (11) 3629-1075.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais