Festival Internacional de Linguagem Eletrônica ocupa prédio da Fiesp

A partir de terça-feira (26), a 15ª edição do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File) ocupa quatro espaços no Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso com programação gratuita baseada em obras de arte em plataformas digitais.


A programação inclui 28 instalações de 12 países, além de performances, vídeos e obras cinéticas.

Nos trabalhos, predominam a busca por interatividade e a aplicação de sinestesias, ou seja, de mesclas de sentidos, tal qual visão e tato (como em "Touchy", do chinês Eric Siu –leia ao lado).

O evento prevê ainda performances interativas nas calçadas das estações Consolação, Trianon-Masp e Brigadeiro do metrô entre terça (26) e domingo (31), além do File Anima, que agrega animações, games e peças de videoarte, e do File Led Show, cujo apogeu é o vulcão em erupção na fachada do prédio da Fiesp.

Informe-se sobre o evento e, a seguir, confira algumas atrações da agenda selecionadas pelo "Guia". Confira a programação completa em filefestival.org.


The Mamori Expedition
A instalação de madeira da belga Els Viaene replica o caminho que ela seguiu em expedição na floresta Amazônica em 2009. Na ocasião, Els gravou sons e registrou direções que agora replica na obra. Veja aqui.


Murmur
O trabalho dos franceses Chevalvert, 2Roqs e Polygraphik & Splank transforma sons em luz. Uma fita de Led presa a uma parede simula o movimento de ondas sonoras e cria imagens. Veja aqui.


Touchy
A performance de Eric Siu, de Hong Kong, baseia-se em uma vestimenta digital que faz de seu usuário uma câmera operante. A interação com o público permite restaurar a visão do indivíduo ou tirar uma foto do observador. Veja aqui.


File Led Show
Exibido pela segunda vez no vultoso painel de LED instalado na fachada do prédio, o trabalho interativo do holandês-brasileiro Rafaël Rozendaal utiliza a internet como combustível para as erupções de um vulcão digital multicolorido. Veja aqui.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais