Confira 19 eventos grátis para ocupar ruas, parques e museus de SP

Em São Paulo, é mais e mais comum curtir festas, shows e até filmes ao ar livre, como as sessões no largo São Francisco. As ruas estão com tudo —e não é apenas o "Guia" quem o diz.

Uma pesquisa solicitada pela consultoria JLeiva Cultura & Esporte ao Datafolha para verificar os hábitos culturais dos paulistanos apontou espaços públicos, como o parque Ibirapuera, entre os destinos favoritos. E não só para espairecer, já que esses locais recebem cada vez mais atividades, desde piqueniques improvisados para promover reparos em praças até espetáculos para milhares de pessoas.

Nas próximas semanas, as ruas da cidade abrigarão dezenas de eventos promovidos por festivais, como a Semana Ticket, o estadual Cultura Livre SP e o municipal Centro Aberto.

A coordenadora desse evento, Jihana Nassif, diz que "inserir programação é um modo de ativar os espaços". O Centro Aberto, como outras iniciativas, mira não só a diversão, mas a melhoria urbana. Em conjunto com a CET e as secretarias municipais, foram pintadas novas faixas de pedestres, mais largas, em locais onde se identificou alto número de travessias perigosas de transeuntes, como o largo Paissandu.

Destacamos a seguir 28 eventos gratuitos na semana e até o resto do ano. São atrações como "O Circo", de Charles Chaplin, que será projetado na fachada do Auditório Ibirapuera.

A ideia é sair de casa, transar cultura e, acima de tudo, interagir com a cidade.

Crédito: arte deborah faleiros

E Tome Palhaço!
Dois palhaços estrelam a performance -que conta com números de mágica, música, dança e malabares- numa apresentação que tem tudo para dar certo, mas que acaba atrapalhada por suas estrelas. A dupla faz uso de diversas linguagens para explorar a espontaneidade e o riso.

Largo da Memória - lgo. da Memória, s/nº, região central, s/tel. E Tome Palhaço!, 50 min., sex.: 12h. Livre. Grátis.

Tania Mujica
A peruana Tania Mujica é uma artista plástica conhecida nas ruas do centro por sua performance "Anjo Barroco". Na ação, ela fica imóvel por horas simulando levitar. Adepta da meditação, Tania usa os momentos de imobilização para criar reflexões sobre a vida que, terminada a performance, são publicadas e distribuídas em sua página na internet e em mensagens entregues ao público.

Largo da Memória - lgo. da Memória, s/nº, região central, s/tel. Tania Mujica, 50 min., sex.: 13h. Livre. Grátis.

Bruno Kioshi
O músico paulistano Bruno Kioshi idealizou há dois anos o projeto Tocatas Urbanas. Baterista e percussionista, ele se apresenta regularmente ao ar livre -principalmente na avenida Paulista- munido de uma bateria composta de itens inusitados dos quais obtém sonoridades variadas. São exemplos baldes de plástico
e extintores de incêndio.

Largo da Memória - lgo. da Memória, s/nº, região central, s/tel. Bruno Kioshi, 50 min., sex.: 17h. Livre. Grátis.



SÁBADO, DIA 1º

Voodoohop
O coletivo é tido como um importante agente na revitalização do centro, organizando festas de rua na região. O local escolhido para este sábado é o parque Dom Pedro 2º. Psicodelia, performances artísticas e batidas de música eletrônica são outras marcas das baladas organizadas pelo grupo.

Parque Dom Pedro 2º, região central, s/tel. Sáb.: a partir das 15h. Grátis.

Banho de Leitura
Trata-se de um dos formatos do projeto Ocupação Literária, que se instala em espaços públicos para emprestar livros aos interessados. Uma banheira improvisada com paletes e almofadas fica à disposição das pessoas, que são convidadas a tomar um "banho de leitura".

Lgo. Paissandú, s/nº, República, região central, s/tel. Banho de Leitura, sáb.: 10h às 14h. Livre. Grátis.

Os Mojo Workers
O quinteto paulistano de blues tem os cantores e guitarristas Leonardo Sogabe e Tarik Klein, o contrabaixista Thomas Pedro, o baterista Arthur Chacon e André Noffs nas harmônicas. Neste show, eles tocam o primeiro disco, "Jump Blues", de 2014. Em suas performances, a banda estica as fronteiras do gênero para integrar funk, rock e jug music (estilo nascido nos anos 1920, nos EUA, marcado pelo uso de instrumentos feitos de objetos não usuais).

Lgo. Paissandú, s/nº, República, região central, s/tel. Os Mojo Workers, 90 min., sáb.: 17h. Livre. Grátis.

Rafael Pio
Desde 1995 entretendo transeuntes na rua Teodoro Sampaio e em vias do centro, o músico é um dos veteranos das artes de rua em São Paulo. Munido de uma guitarra e de um miniamplificador portátil, ele desfia um cancioneiro roqueiro repleto de riffs famosos, como os de "Smoke on the Water", do Deep Purple, e "Stairway to Heaven", do Led Zeppelin. Nesta apresentação, Pio agrega à música a experiência que adquiriu nos circos Garcia, Espacial e Stankowich, resultando no espetáculo "Palhaço Guitarrista".

Largo da Memória - lgo. da Memória, s/nº, região central, s/tel. Rafael Pio, 50 min., sáb.: 15h. Livre. Grátis.

Emblues Beer Band
Nascido em Embu das Artes da união de músicos de um bloco de Carnaval, o grupo Emblues Beer Band combina as sonoridades do folk e do jazz, como na música das bandas de rua de New Orleans, e acrescenta pitadas de gêneros regionais brasileiros, como o caipira. Itinerante e divertida, a banda ostenta repertório que combina desde o tema do filme "Pulp Fiction" até canções de nomes tão variados quanto Almir Sater, Bob Dylan e Ray Charles. Nesta apresentação, a banda recebe a participação de Daniele Siqueira.

Largo da Memória - lgo. da Memória, s/nº, região central, s/tel. Emblues Beer Band, 50 min., sáb.: 19h. Livre. Grátis.

Teko Porã
Artistas de rua compõem a banda, cujo repertório é formado por ritmos próprios que têm influência do folk e das músicas erudita e brasileira. O nome do grupo vem do tupi "Tekó Porã", que quer dizer experiência de vida compartilhada.

Largo da Memória - lgo. da Memória, s/nº, região central, s/tel. Teko Porã, 50 min., sáb.: 16h. Livre. Grátis.

The Lonesome Duo
Formada pelos paulistanos Luiz Masi e Rennan Martens, a "dupla solitária" se inspira no imaginário do submundo boêmio para apresentar repertório composto de canções autorais. Alternam-se ainda influências do universo do blues norte-americano e das performances de artistas de rua.

Largo da Memória - lgo. da Memória, s/nº, região central, s/tel. The Lonesome Duo, 50 min., sáb.: 18h. Livre. Grátis.

O Circo
Trata-se de uma sessão especial promovida pela 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em comemoração aos cem anos de Carlitos, o mais famoso personagem do ator e diretor inglês Charles Chaplin (1889-1977). Sua primeira aparição foi no curta "Corridas de Automóveis para Meninos" (1914), que também será exibido. Na trama de "O Circo", Carlitos é perseguido pela polícia e vai parar em um circo. Ao entrar no picadeiro, suas sérias tentativas de fuga agradam ao público e ao dono do local. Durante as projeções, caberá à Orquestra Experimental de Repertório, corpo artístico da Fundação Theatro Municipal, acrescer trilhas sonoras aos filmes -inclusive ao primeiro, originalmente mudo.

Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer - área externa - av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portões 2 e 3, parque Ibirapuera, tel. 3629-1075. O Circo, sáb. : 20h. Livre. Estac. (sistema Zona Azul - portão 3). Grátis.


DOMINGO, DIA 2

Divertistórias
O ator Henrique Sitchin, da Cia. Truks, comanda a contação de histórias no Museu da Casa Brasileira. Na atividade, Sitchin brinca com a forma tradicional da narrativa oral e convida o público a participar de um rico jogo de dramatização.

Museu da Casa Brasileira - av. Brig. Faria Lima, 2.705, Jardim Paulistano, região oeste, tel. 3032-3727. Divertistórias - Contação de Histórias com a Cia. Truks, 40 min., 200 lugares, dom.: 15h. Livre. Valet (R$ 12 a R$ 20). Grátis.

Orquestra na Rua
O projeto reúne músicos de variados níveis, formações e idades em um concerto ensaiado, arranjado e apresentado no mesmo dia -uma espécie de flash mob da música erudita. A iniciativa foi criada pelo violoncelista e arranjador Matheus Bellini, pelo violista Caio Forster e pelo violinista Leonardo Mallet. "Somos uma orquestra aberta a qualquer pessoa que toque instrumentos de arco. A gente leva toda a estrutura e trabalha durante a tarde para apresentar um concerto no fim do dia", explica Bellini.

Largo da Memória - lgo. da Memória, s/nº, região central, s/tel. Orquestra na Rua, 90 min., dom.: 18h. Livre. Grátis.

Natureza Dá Arte
A exposição apresenta fotografias produzidas por Luiz Braga durante as 13 edições do Festival de Arte Serrinha, evento que oferece oficinas, shows e espetáculos de teatro e dança na fazenda Serrinha, nos arredores de Bragança Paulista. A mostra também conta com objetos e instalações, como "Carro Verde", do coletivo Bijari.

Conjunto Nacional - av. Paulista, 2.073, Bela Vista, tel. 3179-0000. Exposição Natureza Dá Arte, seg. a dom.: 10h às 22h. Abertura 2/11. Até 16/11. Livre.Grátis.

Piquenique do Movimento Boa Praça
O Movimento Boa Praça faz piqueniques mensais para fomentar melhorias em praças por meio de mutirões de plantio, catação de lixo e reparos. Os encontros também têm atividades recreativas. Neste mês, o grupo se reúne na praça Amadeu Decome, na Lapa, para discutir quais melhorias podem ser feitas ali. O piquenique é comunitário; não deixe de levar sua colaboração.

Pça. Amadeu Decome - esquina da av. Cerro Corá com r. Sepetiba, s/nº, Lapa, s/tel. Dom.: das 10h às 14h. Livre. Grátis.

Verde Dentro
A ação dos coletivos artísticos Calefação Tropicaos e Venga, Venga surge com a proposta de estimular o público a contemplar a natureza urbana e a refletir sobre os espaços verdes dentro da cidade em uma tarde com programação baseada em intervenções artísticas e atrações musicais. A ideia é aproveitar um imóvel que está situado no meio da praça para construir um ponto de encontro
para o público.

Pça. Waldir Azevedo, s/nº, Alto de Pinheiros, região oeste, s/tel. Dom.: das 14h às 22h. Livre. Grátis.

Yamandu Costa e Cantilena Emsemble
Reconhecido como um dos maiores violonistas brasileiros, Yamandu Costa apresenta-se com a orquestra de câmara Cantilena Ensemble, fundada em 2006 pela violinista Maria Fernanda Krug. O evento abre a 8ª Semana Ticket. O repertório concentra peças de vários gêneros, desde clássicos, como choro, até regionais, tal qual milongas, tangos e zambas.

Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer - av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portões 2 e 3, parque Ibirapuera, tel. 3629-1075. Yamandu Costa e Cantinela Ensemble, 806 lugares, dom.: 11h. Livre. Estac. (sistema Zona Azul - portão 3). Grátis.


QUINTA, DIA 6

Karaokê na Praça e Mostraí
Bastam um microfone, um computador e caixas de som para garantir a diversão do público, que solta o gogó em músicas nacionais e internacionais. A inspiração é o karaokê de Mauer Park, em Berlim (Alemanha). Depois da cantoria, o público no largo São Francisco se acomoda para uma sessão de cinema na tela improvisada. Na quinta (6), porém, o evento terá apenas o karaokê. Em 13/11, o programa lembrará os direitos humanos com o filme "Cidade Cinza". Já em 20/11, no encerramento, uma edição especial integrará a festa Baianada, sessão de cinema com o filme "Triunfo" e, ao final, show do músico Guizado.

Largo São Francisco - Sé, região central, s/tel. Karaokê na Praça, qui.: 18h às 22h. Livre. Grátis.


Masp de graça
De terça (4) a 16/11, o museu abre a visitações gratuitas as seis mostras em cartaz, como parte da 8ª Semana Ticket.
O destaque é "LA NIL - Pinturas 1988-2014", com obras de Julian Schnabel.

Conhecido como diretor de filmes como "O Escafandro e a Borboleta", ele é um nome forte do neo-expressionismo. É revisto em 25 pinturas produzidas desde 1988, além de filmes e dois retratos.

Boa chance para conhecer mostras como "O Triunfo do Detalhe (E Depois, Nada)" e "Passagens por Paris".

Masp - av. Paulista, 1.578, Bela Vista, tel. 3251-5644. Julian Schnabel, Do Coração da África, Cidades Invisíveis, Passagens por Paris, O Triunfo do Detalhe e Deuses e Madonas, ter., qua. e sex. a dom.: 10h às 17h30 (até as 18h). Qui.: 10h às 19h30 (c/ permanência até as 20h). De 4/11 a 16/11: Grátis. Livre.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais