Tom Zé e Ronaldo Fraga participam de projeto de fanzine com temática LGBT

Para falar do universo LGBT para um número maior de pessoas, fora da comunidade, o designer gráfico João Zambom e o jornalista Bruno Castro decidiram criar o Lampioa, uma série de fanzines-cordéis colecionáveis com a colaboração de artistas como Laerte, Tom Zé, Ronaldo Fraga e Arrigo Barnabé.

Os livrinhos de papel jornal serão distribuídos gratuitamente na Galeria Olido, onde versões originais das peças, em tamanho A3, ficarão expostas de 12 a 30 de novembro.


O título do projeto contemplado pelo Proac é uma referência ao Capitão Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. A partir da feminização do cangaceiro, Zambom e Castro pretendem desconstruir o masculino como categoria e alcançar o gênero indefinido que habita o universo heterogêneo da publicação, feita por "héteros, homossexuais, trans... tem de um tudo", explica Castro.

O objetivo é fazer uma associação com a luta por direitos civis e sociais de minorias com o objetivo de amadurecer o debate em torno do tema. "Em um momento a causa pautou o debate nas eleições, o que foi incrível, mas tem muita coisa a ser feita", diz.

As ilustrações e textos, quase sempre não-identificados, foram produzidos por mais de 40 artistas e abordam quatro tópicos: amor, sociedade, corpo (indivíduo) e sexo. Os temas surgiram naturalmente, a partir da contribuição —livre— de cada um dos convidados, que são listados em um sumário ao fim de cada revista.

"Quando fizemos os convites, deixamos os artistas bem livres dizendo apenas que a inspiração era a literatura de cordel, o repente e a xilogravura. Queríamos ver o que eles entendiam do universo LGBT contemporâneo", conta. Depois, ao agrupar o material recebido, conseguiram chegar aos tópicos abordados.

Castro conta que o mercado literário ainda é um pouco fechado para esta temática, mas que a ideia neste momento não é vender, e, sim, distribuir o material de graça para atingir o maior número de pessoas. Tanto que a dupla fechou uma parceria com o festival Mix Brasil. Realizado entre 13 e 23 de novembro, o maior festival LGBT da América Latina oferece programação de filmes, shows, peças de teatro e, agora, as revistinhas.

Galeria Olido - Hall do Centro de Dança Umberto da Silva (2º andar) - av. São João, 473 - República - Centro. Telefone: 3397-0171. De 12 a 30 de novembro, das 10h às 20h. Grátis.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais