Domingo literário: 10 passeios em SP para deixar os livros (um pouco) de lado

Domingo pode ser um bom dia para ficar em casa e curtir um livro —mas São Paulo oferece também passeios literários para quem quer sair de casa. Sugerimos dez deles, entre peças e exposições, que você pode conferir neste domingo (16).

Há desde os poemas de Vinicius de Moraes, ícone da bossa nova, até espetáculos baseados na literatura russa, com textos de Dostoiévski. Monteiro Lobato, Goethe e Miguel de Cervantes tampouco ficam de fora. Leia abaixo:


PASSEIOS

O Haver - Pinturas e Músicas para Vinicius
O projeto reúne nomes da música brasileira como Paulinho da Viola, Renato Teixeira, Toquinho, Chico Buarque e Martinho da Vila que, juntamente com o artista gráfico Elifas Andreato, criaram aquarelas em homenagem ao poeta Vinicius de Moraes. Além dos quadros dos convidados, Andreato também contribui com 15 outras telas de sua autoria -uma para cada estrofe do poema "O Haver", que dá nome à mostra.
Informe-se sobre o evento

Oswald de Andrade: O Culpado de Tudo
O modernista, autor de obras como o "Manifesto Antropófago", é tema de exposição no Museu da Língua Portuguesa. Dentre as atrações da mostra há painéis com textos de sua autoria, ilustrações e fotos sobre sua vida. Há também uma reprodução da "garçonnière" que o artista frequentava nos anos 1920. A exposição vai até 26 de fevereiro.
Informe-se sobre o evento


TEATRO

Cantata para um Bastidor de Utopias
A Cia. do Tijolo transformou o texto "Mariana Pineda", do poeta espanhol Federico García Lorca, em uma cantata. Com músicos e atores em cena, o grupo fala de uma jovem que luta ao lado dos republicanos contra o autoritarismo da monarquia.
Informe-se sobre o evento

Medeia: 1 Verbo
O clássico épico escrito por Eurípedes ganha adaptação moderna. Na montagem do Grupo Folias, Medeia é presa sob a acusação de ter matado os dois filhos. Ela precisa viver no ambiente hostil da cadeia feminina enquanto lida com as outras detentas e com o ex-marido, que a acusa do crime. O próprio Eurípedes também ao palco, com o objetivo de reescrever a tragédia que o consagrou.
Informe-se sobre o evento

O Homem de la Mancha
O musical, dirigido por Miguel Falabella, traz o tema "Dom Quixote" ao Brasil. A montagem se passa nos anos 1930. Em um manicômio, o autor Miguel de Cervantes, sempre na companhia de seu escudeiro Sancho, tem seus pertences roubados. Para reaver um manuscrito, um julgamento se instala no hospital psiquiátrico.
Informe-se sobre o evento


Karamázov
Baseada em "Uma História Lamentável" e "Os Irmãos Karamázov", de Fiódor Dostoiévski, a Companhia da Memória criou este apanhado de três peças. "Uma Anedota Suja" é o prólogo e conta a história de Pralinski, um funcionário público que decide ajudar os menos afortunados e invade o casamento de seu funcionário. "Or Irmãos" trata da família Karamázov e aborda o assassinato do pai, morto por um dos quatro filhos. A montagem "Os Meninos" é o epílogo e retrata crianças que enterram um amigo tuberculoso no interior da Rússia.
Informe-se sobre o evento

Sonho de um Homem Ridículo
Baseado no conto de Dostoiévski, narra a história de um homem amargurado que resolve se matar. Seus planos são frustrados quando encontra uma menina que lhe pede ajuda.
Informe-se sobre o evento

Fausto
A Cia. São Jorge de Variedades revisita o conhecido texto de Goethe, que trata de um médico que faz um pacto com um demônio. A encenação é acompanhada por vídeos e por música ao vivo.
Informe-se sobre o evento



CRIANÇA

Eu, Lobato
A exposição retrata a vida de Monteiro Lobato. Conta com painéis biográficos, objetos de uso pessoal do escritor e livros escritos e editados por ele.
Informe-se sobre o evento

A Famosa Invasão dos Ursos na Sicília
A peça é baseada em livro homônimo escrito por Dino Buzzati. Na história, um filhote de urso é levado da floresta à cidade por caçadores. Quando seu pai, um urso bondoso e amável, o resgata, acaba se tornando rei do vilarejo. Os ursos decidem então permanecer na cidade. Depois de 13 anos, os animais estão totalmente adaptados às atitudes humanas e afastados do espírito coletivo, comum nas montanhas.
Informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais