Natal: decorações, ciclofaixa e contação de histórias são embaladas pelo tema

A pouco mais de 12 dias para o Natal, o "Guia" selecionou 50 atrações em várias categorias.

Há passeios para toda a família, como contação de histórias para as crianças, enfeites em pontos turísticos, shows, concertos, rotas para pedalar e exposições temáticas, a exemplo da "Presepe di Carta", no Museu da Arte Sacra.

Quem ainda não fez as compras de Natal pode aproveitar a ida aos shoppings —que têm horário de funcionamento especial— para conferir as decorações, com temas desde os tradicionais até inovações, como bichos da África, chocolates M&M's e personagens do famoso joguinho Angry Birds.

Para uma devida celebração da data, também indicamos restaurantes e rotisserias que aceitam reservas para a ceia ou que preparam pratos sob encomenda. Monte o seu roteiro e aproveite o clima natalino para festejar.


Centro Esportivo Tietê
Até 21/12, o local recebe, das 14h às 22h, eventos que compõem o Natal Iluminado. Entre as atrações está a contação de história "A Fantástica Fábrica de Brinquedos do Papai Noel", realizada às terças até as 18h30. As crianças escutam uma narrativa sobre uma moça que decora uma meia velha para o Natal. Na decorada Árvore dos Desejos, os pequenos podem amarrar pedidos nos ramos.

Centro Esportivo Tietê - av. Santos Dumont, 843, Luz, s/tel. Seg. a dom.: a partir das 14h. Até 21/12. Gráis


Colégio Marista Arquidiocesano
O colégio, que faz parte do roteiro paulistano de Natal desde 1976, exibe o tradicional presépio. Para enfeitar a fachada, a instituição utilizou 16 mil garrafas pets —que viraram árvores, guirlandas, bolas natalinas e bonecos de neve, entre outros itens—, compondo a decoração com 90% de material reciclado.

Av. Domingos de Morais, 2.565, Vila Mariana, zona sul, São Paulo, SP. Tel.: (11) 5081-8444. Até 9/1/2015, das 20h às 24h. Grátis.


Feirinha Gastronômica
O Clube Atlético Juventus recebe a feira, que conta com 20 participantes. Eles vendem pratos salgados e doces que variam de R$ 5 a R$ 20. Há receitas tipicamente natalinas, como o bacalhau do chef italiano Manu Cassa e o ravióli de cordeiro com massa de vinho tinto do Pastifício Primo. Também é possível provar criações como o Christma's Burger, um hambúrguer de fraldinha com maionese de nozes.

Clube Atlético Juventus - r. Comendador Roberto Ugolini, 152, Mooca, zona leste, São Paulo, SP. S/tel. Sáb. (13) e dom. (14): 12h às 20h. Grátis.


Natal no Ibirapuera
Quem passear à noite no parque Ibirapuera pode conferir a Fonte Multimídia —uma projeção de luzes e de filmes nas águas do lago. O show narra a história de uma garota que escreve ao Papai Noel pedindo um futuro melhor. As árvores no entorno do local também recebem iluminação especial, e a trilha sonora entoa clássicos como "Happy XMas (War Is Over)", de John Lennon, e "Jingle Bells".

Lago do parque Ibirapuera - av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Ibirapuera, zona sul, São Paulo, SP. S/tel. Até 06/1/2015, às 20h30 e 21h. Grátis.


Presepe di Carta - Coleção Celso Battistini Castro Rosa
A mostra segue a tradição cristã de louvar presépios —um hábito também do próprio museu. A seleção inclui cerca de 150 obras em papel da coleção de Celso Battistini Castro Rosa. O detalhismo de raridades feitas por artistas como Gustav Kühn (1750-1826) realça as possibilidades estéticas da litografia.
Informe-se sobre o evento



Trovadores Urbanos
A Casa dos Trovadores recebe, às sextas-feiras, a "Seresta de Sexta". Um quarteto de Papais Noéis cantores mostra repertório natalino com coreografias divertidas na sacada do espaço. As apresentações ocorrem a cada meia hora, das 20h às 21h30.
Informe-se sobre o evento


AVENIDA PAULISTA

Ciclofaixa de Natal
Nos próximos sábados, o trecho da Ciclofaixa de Lazer que liga a av. Paulista ao parque Ibirapuera, com 21,2 km de extensão, funcionará de madrugada: começa às 22h de sábado e vai até as 16h de domingo. A ideia é que os paulistanos confiram as decorações de Natal à noite, enquanto pedalam.

Av. Paulista, s/nº, Bela Vista, centro, São Paulo, SP. S/tel. Dias 13 e 20: das 22h de sáb. até as 16h de dom. Grátis.


Natal na Paulista
A avenida ganhou o palco de Natal: estão lá um Papai Noel e uma árvore iluminada, além de projeções coloridas em forma de presentes. No entorno, vale a pena conferir a decoração do Top Center (que tem uma casa do bom velhinho) e do Conjunto Nacional, com cerejeiras feitas de material reciclado. A agência do Itaú Personnalité tem Papais Noéis animados e a "Árvore dos Desejos". Ao passar por dentro dela, os visitantes enxergam a projeção de luzes que simulam estrelas.

Av. Paulista, s/nº, Bela Vista, centro, São Paulo, SP. S/tel. Grátis.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais