Virada da Saúde traz mais de 200 atividades a SP; veja destaques

A primeira edição da Virada da Saúde chega a São Paulo na terça (7), com mais de 200 atividades gratuitas. O evento vai até domingo (12).

Espalhada por vários endereços, a programação se divide em quatro módulos —"Cultural", "Médico-Assistencial", "Educativo" e "Bem Estar"— e tem exposições, debates, exibições de filmes e esportes.

Veja, abaixo, destaques da programação (a grade completa está no site do evento).

Por uma Cidade Mais Saudável, Mais Inclusiva e Mais Sustentável
O largo da Batata, em Pinheiros (zona oeste) recebe quatro estações que oferecem exames e atividades. Na Estação Saúde, é possível fazer exames de glicemia e pressão arterial, além de obter orientações gerais sobre saúde da visão e avaliação de alimentação saudável. A Estação Água traz seis cisternas para captação de chuva. Lá, os visitantes podem se informar sobre armazenamento de água. Na Estação Inclusiva, há um circuito para que o público possa usar cadeiras de rodas e muletas e, assim, conhecer mais sobre o cotidiano das pessoas com deficiência. Já a itinerante Carreta Hanseníase, que percorre todo o Brasil, pode detectar casos novos de hanseníase e câncer de pele.

Lgo. da Batata - av. Brigadeiro Faria Lima, s/nº, zona oeste, São Paulo, SP. S/tel. Ter. (7): 8h às 17h. Grátis.


Visita ao Cemitério da Consolação
Há que o ache macabro, mas o cemitério da Consolação abriga obras de arte e túmulos de artistas ilustres. No passeio, o público conhecerá as sepulturas de Monteiro Lobato, Tarsila do Amaral, Ramos de Azevedo, Mário e Oswald de Andrade, além de apreciar esculturas de Victor Brecheret, Nicola Rolo e Luigi Brizzolara. É preciso fazer inscrição prévia no site (veja aqui ).

Cemitério da Consolação - r. da Consolação, 1.660, Cerqueira César, centro, São Paulo, SP. Ter. (7): 9h30 e 14h. Grátis.



Exposição "As Grandes Epidemias"
Concebida pelo cientista Isaias Raw para o Museu de Microbiologia do Instituto Butantan, a mostra aborda epidemias de doenças como AIDS, meningite, peste bubônica e varíola. Doenças contemporâneas, como o ebola e a dengue, também estão na exposição.

Museu de Saúde Pública Emílio Ribas - r. Tenente Pena, 100, Bom Retiro, Centro, São Paulo, SP. Tel.: (11) 2627-3880. Ter. (7), qua. (8) e qui. (9): 9h às 16h. Grátis.


Roteiro Arquitetônico - História do Instituto Butantan
O público fará uma visita guiada pelo Instituto Butantan e conhecerá a história do local e a sua contribuição para a medicina e a saúde pública. É preciso fazer inscrição prévia no site (veja aqui ).

Instituto Butantan - bilheteria - av. Vital Brasil, 1.500, Butantã, zona oeste, São Paulo, SP. Dom. (12): 10h. Grátis.


Exibição de Filme - "A Crise Global da Água"
Com depoimentos da ativista Erin Brockovich e de especialistas como Peter Gleick, Alex Prud'homme, Jay Famiglietti e Robert Glennon, o documentário defende a tese de que a crise de água será o maior problema deste século.

Centro de Formação Cultural Tiradentes - av. Inácio Monteiro, 6.900, Jardim São Paulo, zona leste, São Paulo, SP. *Sáb. (11)(: 14h30. Grátis.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais