Virada Sustentável traz 700 eventos gratuitos a SP; veja dez destaques

Apesar do nome, 5ª Virada Sustentável, o projeto anual não tem eventos durante a madrugada. O termo virada, no caso, é mais um convite à imersão e abordagem das múltiplas facetas da sustentabilidade.

Para isso, de quarta (26) a domingo (30), o evento vai levar cerca de 700 atividades gratuitas -exposições, debates, oficinas, filmes, peças, programação infantil, etc- a mais de 120 endereços da capital.

As atrações tratam de questões relacionadas à água, à mobilidade urbana, à cidadania e à práticas saudáveis, entre outras, e começam a partir da quinta (27).

Na véspera, a socióloga holandesa Saskia Sassen, difusora do termo "cidade global", abre o evento no Auditório Ibirapuera (veja abaixo).

Veja a seguir a seleção do "Guia" com dez eventos que ocorrem nesse período e que contemplam várias áreas de interesse.

Leia também, abaixo, entrevista com André Palhano, coordenador da Virada, que fala sobre a programação e sobre a gestão ambiental da cidade.



AR LIVRE

Bicicletada Iluminada
No passeio noturno, os ciclistas ganharão uma luz de LED para iluminar a magrela. Na concentração, haverá oficina de reparos na bicicleta.

Lgo. da Batata - av. Brig. Faria Lima esq. c/ r. Teodoro Sampaio, Pinheiros. Qui. (27): 19h30 (concentração), 21h (saída).


CENTROS CULTURAIS E MUSEUS

O Laboratório do Professor Percival
No espetáculo do Grupo Caleidoscópio, o professor Percival dá vida a elementos químicos e faz com que eles vivam aventuras. Na próxima semana, a peça vai às Fábricas de Cultura do Capão Redondo e de São Luis.

Fábrica de Cultura Brasilândia - av. Inajar de Souza, 7.001, Jardim Peri, tel. 3859-2300. Qui. (27): 10h.

A Sede do Mundo e Volume Vivo
A sessão tem três filmes. "A Sede do Mundo" aborda a escassez de água no planeta. Já os dois capítulos da série "Volume Vivo" falam sobre a crise hídrica em São Paulo. O diretor Caio Ferraz bate papo com a plateia após a exibição.

Centro Cultural São Paulo - r. Vergueiro, 1.000, Liberdade, tel. 3397-4002. Qui. (27): 18h.


Você e a Cidade em Equilíbrio
A artista Marcia Aftimus pintará um painel colorido no jardim do Museu da Casa Brasileira. No entorno da obra, os visitantes podem praticar meditação.

Museu da Casa Brasileira - av. Brig. Faria Lima, 2.705, Jardim Paulistano, tel. 3032-3727. Qui. (27) a dom. (30): 10h às 13h e 14h às 17h.


PARQUES

Água, Arte e Sustentabilidade
Apesar de ser um dos destaques da Virada, o projeto chega ao parque Villa-Lobos antes do evento, na segunda (24). Haverá mostra de obras de artistas como J. Borges e peça teatral, indicada para crianças de sete a 12 anos.

Pq. Villa-Lobos - av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2.001, tel. 2683-6302. Seg., ter. e qua.: 9h às 14h. Qui. (27): 9h30 às 15h. Até 2/9.

Debate com Saskia Sassen
Difusora do termo "cidade global", a holandesa é uma das principais pesquisadoras da globalização. O Ibirapuera também recebe a intervenção artística "Árvores Caídas".
p(tagline).Auditório Ibirapuera - pq. Ibirapuera - av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, tel. 3269-1075. 800 lugares. Qua. (26): 11h.

Olhar Selvagem
A exposição reúne 40 fotos clicadas por Cristian Dimitrius, que fotografou animais selvagens. A intensão da mostra é destacar o olhar curioso dos bichos diante da câmera, além de evidenciar espécies ameaçadas de extinção.

Pq. Burle Marx - av. Da. Helena Pereira de Moraes, 200, Morumbi, tel. 3746-7631. Qui. (27) a dom. (30): 8h às 18h.


SENAC

Águas e Nascentes de São Paulo
Adriano Sampaio dá palestra sobre seu projeto Existe Água em SP. Fazendo um cruzamento entre mapas antigos e novos da cidade, ele encontra e registra nascentes de água escondidas na metrópole. É preciso se inscrever pelo site www.sp.senac.br.

Senac Lapa - r. Tito, 54, Vila Romana, tel. 2888-5500. Qui. (27): 10h. 120 min.

Elevado 3.5
Exibição de "Elevado 3.5", que retrata a vida de pessoas que vivem nos arredores do Elevado Costa e Silva. Após a sessão, haverá debate com o diretor João Sodré e com Athos Comolatti, presidente da Associação Parque Minhocão. Inscrições pelo site www.sp.senac.br.

Senac Santa Cecília - al. Barros, 910, Santa Cecília, tel. 2178-0200. 180 min. Qui. (27): 14h.

São Paulo (In)Sustentável
A exposição reúne 20 imagens de fotojornalistas da Folha. As obras capturam diversas facetas da cidade e problemas urbanos, como enchentes, engarrafamento e habitação.

Senac Jabaquara - av. do Café, 298, Jabaquara, tel. 2146-9150. Qui. (27) a dom. (30): 8h às 22h.


ENTREVISTA: André Palhano, 39, idealizador

O coordenador e idealizador da Virada Sustentável cita novidades na programação, que traz atrações ligadas à água, e fala sobre os questões ambientais na cidade.

"Guia" - A Virada traz 29 atrações ligadas à água. Priorizaram o assunto?
André Palhano - Nunca escolhemos um tema, mas é lógico que é o problema mais visível hoje. Uma das coisas mais legais é a estreia do segundo episódio de "Volume Vivo" (leia acima), documentário do Caio [Ferraz], que elucidativa sobre a crise.

Como você vê a gestão ambiental em São Paulo?
A gente tinha que ter uma visão e uma gestão mais técnicas, menos políticas. Falta o entendimento de que preservar não é deixar de construir habitações populares para só pensar no ambiental. A crise da água mostra o efeito de não termos mata ciliar preservada. Não é só "quero preservar o mico-leão-dourado" em detrimento da qualidade de vida do paulistano.

Percebe avanços na área nos últimos anos?
A gestão do verde ainda deixa muito a desejar, mas você vê um movimento de tornar a cidade mais convidativa para as pessoas. São testes, têm falhas, mas o ensaio de ter uma cidade "slow" com "bikes", "parklets", é, interessante.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais