Virada Científica reúne cursos, experimentos, filmes e oficinas na USP

Promovida pela USP, a 2ª edição da Virada Científica traz cerca de 200 atrações gratuitas que relacionam ciência e cotidiano.

Os eventos acontecem entre sábado (17) e domingo (18).

Veja abaixo alguns destaques selecionados pelo "Guia". A programação completa você encontra no site da Virada.



atividades interativas

No Instituto Oceanográfico da USP, participantes serão estimulados a utilizar seus sentidos paras sentir a areia, o mar e as formas de vida que o habitam em um percurso
que simula o ambiente marinho.

Trilha dos Sentidos Marinhos - Instituto Oceanográfico da USP - praça do Oceanográfico, 191, Cidade Universitária. Sáb. (17): 10h às 18h. Grupos de 10 pessoas a cada 20 min.

mais
Observação do Céu

Parque CienTec - av. Miguel Estéfano, 4200, Água Funda. Sáb. (17): 19h às 21h.


bate-papos
Como num jogo de verdadeiro ou falso, um membro do Projeto Santuário tira dúvidas sobre a castração de animais de estimação.

Mitos e Verdades sobre a Castração de Animais - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP - av. Prof. Orlando Marquês Paiva, 87, Cidade Universitária. Sáb. (17): 16h às 18h40.

mais
O que Eu Tenho a Ver com o Mar?

Instituto Oceanográfico da USP - praça do Oceanográfico, 191, Cidade Universitária. Sáb. (17): 15h às 18h.


cursos
Passarinhar significa buscar, identificar e registrar espécies de aves em seu ambiente natural. No exterior, o ato leva o nome de "birdwatching" ou "birding". No curso, alunos treinam ouvidos e olhos. O comportamento das aves brasileiras e como identificar as espécies serão alguns dos temas abordados.

Curso de Introdução à Observação das Aves - Auditório do Museu Biológico do Instituto Butantan - av. Vital Brasil, 1.500, Butantã. Sáb. (17): 14h às 18h.

mais
Observação de Aves no Instituto Butantan

Av. Vital Brasil, 1.500, Butantã. Dom. (18): 7h às 10h30.


experimentos

Diferentes experimentos com luz e sombra serão realizados na Praça do Relógio: decomposição de luz branca usando prisma e rede de difração, sombras coloridas e projetor de gota d'água (sem microscópio).

Experimentos Interativos com Luz em Tenda Escura - Praça do Relógio - av. Prof. Luciano Gualberto, s/nº - Cidada Universitária. Sáb. (17): 10h às 17h.

mais
Que Bom: Contém Química!

Instituto de Química da USP - av. Prof. Lineu Prestes, 748, Cidade Universitária. Sáb. (17): 10h às 17h30.


palestras

É possível viajar no tempo? O que há dentro de um buraco negro? Existem outras dimensões? Durante a palestra, um professor descreve as leis que governam o universo e o que elas possibilitam para a ciência.

A Ciência do Filme Interestelar - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP - r. do Lago, 876, Cidade Universitária. Sáb. (17): 18h às 18h50.

mais
A Half-pipe Perfeita

Praça do Relógio - av. Prof. Luciano Gualberto, s/nº, Cidada Universitária. Sáb. (17): 18h às 18h40.


exposições

Com 40 m³, a Célula Gigante representa uma célula ampliada 130 mil vezes. Ao caminhar dentro do local, crianças e adultos recebem informações sobre seu funcionamento e visualizam estruturas como ribossomos, mitocôndrias e núcleo celular -onde ficam as moléculas de DNA.

Célula Gigante - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP - r. do Lago, 876, Cidade Universitária. Sáb. (17): 10h às 18h.

mais
Aventuras na Ciência

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP - r. do Lago, 876, Cidade Universitária. Sáb. (17): 10h às 18h.


filmes
"Divertida Mente" traz a história de Riley, mas os protagonistas da narrativa são mesmo os sentimentos que convivem juntos dentro de seu cérebro: Alegria, Medo, Raiva, Nojinho e Tristeza. A confusão começa quando Alegria e Tristeza saem da sala de controle e não conseguem voltar.

CINUSP Paulo Emílio - r. do Anfiteatro, 181, Cidade Universitária. Dom. (18): 9h30.

mais
Sessões no Planetário

Parque de CienTec - av. Miguel Estéfano, 4.200, Água Funda. Sáb. (17): 9h às 16h.


oficinas

Depois de ler textos de Paulo Leminski e de outros poetas, participantes irão percorrer os entornos da Praça do Relógio para observar detalhes e traduzi-los em haicais -que ficarão pendurados em um varal. Quem passar por ali poderá apenas observar os poemas expostos ou até levar um para casa.

Ateliê a Céu Aberto - Praça do Relógio - av. Prof. Luciano Gualberto, s/nº, Cidada Universitária. Sáb. (17): 15h às 17h45.

mais
Holograma Feito à Mão

Praça do Relógio - av. Prof. Luciano Gualberto, s/nº, Cidada Universitária. Sáb. (17): 10h às 17h.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais