Jornada do Patrimônio tem visitação a imóveis e programação gratuita

Quem passa pela Capela de São Miguel Arcanjo, levantada com técnicas de pau a pique e taipa de pilão, talvez nem saiba que o espaço foi construído em 1622 -exatos 393 anos atrás.

Esse é o local mais antigo da programação da Jornada do Patrimônio, realizada pela primeira vez na capital paulista neste fim de semana.

O evento foi criado pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), inspirado em ações similares de países como França e Estados Unidos.

Mais de 80 imóveis públicos e privados vão abrir as portas para visitas, monitoradas ou não. Os espaços, além de valerem o passeio por si sós, recebem shows, peças, exposições e filmes —a programação, a maioria gratuita, também ocorre em outros pontos da cidade.


No domingo (13), Thobias da Vai-Vai entoa seu samba na Vila Itororó, na Bela Vista, e o Grupo XIX de Teatro apresenta "Hygiene" em frente ao Solar da Marquesa de Santos, no centro.

A ideia é convidar os paulistanos a conhecer os legados histórico, artístico e cultural da cidade. "Patrimônio não é apenas pedra e cal. É o que a população decide que será sua herança", diz Nadia Somekh, diretora do DPH.

De acordo com ela, a Jornada deve entrar no calendário anual de São Paulo. "E vamos discutir a possibilidade de ser um evento nacional", comenta.

Para completar a imersão na cidade, mais de dez roteiros guiados convidam para passeios temáticos. Neste sábado (12), por exemplo, lugares e personagens ligados ao futebol são explorados em um trajeto feito a pé pelo centro.

O "Guia" fez suas apostas para a estreia da Jornada e traz, nas páginas a seguir, destaques da programação, detalhes sobre os passeios monitorados e dicas para você aliar a visita a imóveis tombados a atrações artísticas.

1ª Jornada do Patrimônio Diversos lugares. Sáb. (12) e dom. (13): 9h às 20h. Programação completa em jornadadopatrimonio.prefeitura.sp.gov.br e prefeitura.sp.gov.br/cultura


'Guia' indica trajetos temáticos para caminhar e desvendar a cidade

Imóveis tombados abrem para visitação do público neste fim de semana

Shows e peças também integram a programação da Jornada do Patrimônio


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais