Festival tem cervejas artesanais feitas com abóbora, tangerina e até alho e cebola

Atibaia, a cidade do morango, também tem cerveja. De abóbora, tangerina, limão-siciliano e até de especiarias como cebola, alho, canela, gengibre e manjericão.

Esses são alguns dos ingredientes inusitados usados nas cervejas da Sauber Beer, de Mogi Mirim, uma das 11 marcas presente na 2ª edição do Expresso Bier Fest, no interior de São Paulo. A Pumpkim integra lista feita por Mauricio Beltramelli no livro "As 100 Melhores Cervejas Brasileiras".

O evento, de sexta (29/4) a domingo (1º/5), reuniu principalmente cervejarias e microcervejarias do interior para apresentar seus rótulos. "É uma forma de introduzir a cidade para além do que ela já é conhecida", diz Livio Giosa, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Atibaia.


Nem todas são tão ousadas como a Sauber, no entanto. As cervejas da Tibaya, de Atibaia, por exemplo, seguem a lei da pureza alemã que determinam que uma boa cerveja deve conter, apenas, água, malte de cevada, lúpulo e levedura. Mas nem por isso deixam de fazer sucesso.

Cesar Miyashiro, da Tibaya, mudou sua produção há dois meses para um galpão maior que, ao invés de quatro, produz oito mil litros de cerveja por mês. "A ideia é chegar nos 20 mil litros mensais", diz. Segundo ele, suas vendas não foram afetadas pela crise econômica.

Para Guiherme Schmitz, da Schmitz Zandoná (produzida em Gramado), o mercado das cervejas artesanais está, aliás, em expansão. "A cultura cervejeira é mais rica que a do vinho. Pode-se fazer cerveja com praticamente tudo", afirma. "O nosso objetivo é mostrar que existem outros tipos além da pilsen", completa Schmitz, que também é piloto de avião.

Durante o festival, o público elege a cerveja preferida. Neste ano, a Flug e a Thunderbolt, de Guilherme, empataram em primeiro lugar. No ano passado quem levou foi a Bragantina, de Bragança Paulista, com chope feito com chocolate e café.

Passaram pelo espaço também as marcas Satélite, Caverna, Bragantina, Fritz, Quinta do Malte, Dama Bier, Cia. Razera e Federal.

Food trucks de doces e salgados, cama elástica e brinquedos infláveis para os pequenos completaram a programação. Os trens antigos, que funcionam, mas estavam desligados por segurança, são uma atração a parte do local —tanto para as crianças quanto para os adultos. A próxima edição do evento ocorre de 12 a 14 de novembro.

A jornalista viajou a convite do Expresso Bier Fest e do Tauá Hotel & Convention Atibaia.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais