Extremos norte, sul e oeste de SP têm trilhas e atividades na mata atlântica

São Paulo é uma selva de pedras, costuma-se dizer. Mas a cidade também tem amostras de selvas de verdade: partes do que sobrou da mata atlântica na região metropolitana, elas estão nos extremos norte, sul e oeste da capital.

Além das áreas verdes, esses espaços reservam atrações ecoturísticas que muitos paulistanos costumam buscar em outras cidades. Acredite: dentro de São Paulo, você dispensa o pedágio para fazer trekking, escalada, passeios de bicicleta, rafting e rapel.

Na região norte, o Parque Estadual da Cantareira conta com quatro núcleos: Engordador, Cabuçu, Águas Claras e Pedra Grande. Neles, é possível fazer trilhas e apreciar fauna e flora nativas e cachoeiras.

No extremo oposto, está o Polo de Ecoturismo de São Paulo, criado pela prefeitura em 2014 e abrangendo áreas entre Parelheiros e Marsilac.

Lá, há espaço para esportes aquáticos: uma das opções é descer o rio Capivari praticando stand-up paddle (espécie de surfe com pás). No Parque Estadual da Serra do Mar, uma trilha leva ao mirante de onde é possível ver o litoral sul. Além de aventuras na natureza, a região guarda locais históricos do período colonial.

Na zona oeste, o Pico do Jaraguá atrai visitantes que buscam chegar ao ponto mais alto da cidade. São 1.135 metros que podem ser percorridos a pé, de bike ou de carro. A recompensa é a vista panorâmica da capital.

Por fim, lembramos o Sesc Itaquera, opção para curtir o verde na região leste.

Aproveite e escape da cidade sem sair dela.


Atenção, aventureiro!

- Prefira roupa e tênis apropriados para trekking

- Use protetor solar e repelente

- Para esportes aquáticos, leve uma muda de roupa

- Leve água; a maioria dos núcleos não tem lanchonete (inclusive em seus entornos)

- Leve comida; os parques têm áreas apropriadas para piqueniques

- Nas cachoeiras, cuidado com o limo escorregadio sobre as pedras

- Não faça caminhos alternativos; siga as trilhas

- Em dias de chuva, o Parque Estadual da Cantareira não abre ao público

- Verifique em cada parque qual o horário limite para iniciar as trilhas

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais