Pico do Jaraguá, na zona oeste, desafia visitantes a subirem mais de mil metros

São Paulo é uma selva de pedras, costuma-se dizer. Mas a cidade também tem amostras de selvas de verdade: partes do que sobrou da mata atlântica na região metropolitana, elas estão nos extremos norte, sul e oeste da capital.

Além das áreas verdes, esses espaços reservam atrações ecoturísticas que muitos paulistanos costumam buscar em outras cidades. Acredite: dentro de São Paulo, você dispensa o pedágio para fazer trekking, escalada, passeios de bicicleta, rafting e rapel.

Na zona oeste, o Pico do Jaraguá atrai visitantes que buscam chegar ao ponto mais alto da cidade. São 1.135 metros que podem ser percorridos a pé, de bike ou de carro. A recompensa é a vista panorâmica da capital.

Também lembramos o Sesc Itaquera, opção para curtir o verde na região leste.

Na região norte, o Parque Estadual da Cantareira conta com quatro núcleos: Engordador, Cabuçu, Águas Claras e Pedra Grande. Neles, é possível fazer trilhas e apreciar fauna e flora nativas e cachoeiras.

No extremo oposto, está o Polo de Ecoturismo de São Paulo, criado pela prefeitura em 2014 e abrangendo áreas entre Parelheiros e Marsilac.

Lá, há espaço para esportes aquáticos: uma das opções é descer o rio Capivari praticando stand-up paddle (espécie de surfe com pás). No Parque Estadual da Serra do Mar, uma trilha leva ao mirante de onde é possível ver o litoral sul. Além de aventuras na natureza, a região guarda locais históricos do período colonial.

Aproveite e escape da cidade sem sair dela.


PARQUE ESTADUAL DO JARAGUÁ

Com quase 492 hectares, o espaço é um dos remanescentes da mata atlântica na região metropolitana de São Paulo. Logo na entrada, próxima ao lago, uma placa indica o caminho para as trilhas. São quatro: a do Silêncio (com 828 metros de ida e volta), linear e indicada inclusive para idosos, a do Lago (1 quilômetro), a da Bica (1,5 quilômetro), que leva —adivinhe— a uma bica d’água, e a do Pai Zé (3,6 quilômetros), a mais longa e íngreme entre elas.

Pico do Jaraguá
Para chegar ao topo —o ponto mais alto da cidade, a 1.135 metros de altura—, pegue a trilha do Pai Zé, cujo percurso é feito sob mata atlântica fechada, ao abrigo do sol. O teste de resistência se dá no último trecho, já que o caminho fica mais íngreme e, na reta final, há uma escadaria a céu aberto para subir. Vale uma pausa no Pico do Papagaio, a 1.127 metros, para apreciar parte da vista e recuperar o fôlego. Ainda dentro da floresta, faça silêncio para não espantar os saguis, que vez ou outra dão as caras por lá.

Vá de carro
Quem não quiser encarar a caminhada pode chegar ao pico por meio da estrada Turística, que é asfaltada.

Parque Estadual do Jaraguá - r. Antônio Cardoso Nogueira, 539, Vila Chica Luisa, tel. 3941-2162. Seg. a dom.: 7h às 17h.


ZONA LESTE

A zona leste da cidade não tem vastas áreas com mata atlântica. A melhor opção para quem mora na região é o Sesc Itaquera: campestre, ele oferece um maior contato com a natureza em uma área de 350 mil m². Ótima opção para crianças, o local tem um complexo aquático com piscinas e toboáguas, além do parque lúdico Bichos da Mata, que tem grandes esculturas de animais, como hipopótamos, coelhos e cervos, espalhadas entre as árvores.

Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1.000, Parque do Carmo, região leste, tel. 2523-9200. Qua. a dom.: 9h às 17h. Livre. Grátis.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais