Exposição reúne esculturas feitas com Lego; tem obra com até 80 mil peças

Quase todo adulto de hoje já brincou com as pecinhas coloridas criadas pelo carpinteiro dinamarquês Ole Kirk Christiansen, em 1932 e, com elas, construiu casas, castelos ou cidades, a depender do talento.

Mas o norte-americano Nathan Sawaya, 43, foi além. Suas esculturas feitas de Lego alcançaram o patamar de arte contemporânea e chegam a São Paulo nesta quinta (11), na exposição The Art of the Brick depois de passarem por 80 museus pelo mundo.

Para criar obras autorais ou reproduzir quadros famosos, ele utiliza de 10 a 80 mil pecinhas de plástico.

A mostra na Oca reúne 84 trabalhos, incluindo a criação que, segundo ele, é a mais representativa de sua carreira: a do homem amarelo que se abre e revela blocos soltos de Lego dentro do peito. As outras, no entanto, não são menos impressionantes, como um T-Rex de seis metros de comprimento e as versões pop de David, de Michelangelo, ou de O Beijo, de Gustav Klimt.

Nathan, formado em Direito, (re)descobriu os tijolinhos em 2002. Não estava feliz como advogado e, ao mesmo tempo, ansiava por algo mais criativo, explica. Conseguiu. "Quero entreter as pessoas e tenho certeza de que estou fazendo isso."

Depois de São Paulo, a exposição vai para o Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.

Oca - Pavilhão Lucas Nogueira Garcez - av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3, Parque Ibirapuera, tel. 5579-0151. Ter. a dom.: 11h às 20h. Abertura: 11/8. Até 30/10. Ingr.: R$ 20. Ingr. p/ 4933-6661 ou ingresse.com.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais